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Desafios à implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto de pandemia
dc.contributor.author | Salvagni, Julice | pt_BR |
dc.contributor.author | Wojcichoski, Nicole de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Guerin, Marina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-23T04:06:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-8435 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218149 | pt_BR |
dc.description.abstract | Dadas as medidas de isolamento demandadas pela pandemia de COVID-19, o ensino superior precisou aderir, mesmo que momentaneamente, ao ensino remoto generalizado, dada a inviabilidade de todos os tipos de aulas presenciais. Assim, este estudo enfatiza o modo como os formatos remotos ganharam expressividade nas instituições particulares de ensino superior, re-lacionando-os com a crescente mercantilização da educação, e, ainda, com os prejuízos acarretados à aprendizagem em um ambiente de ensino não presencial. No cenário posto pela pandemia, o fato de as instituições privadas dependerem das mensalidades para manterem-se ativas foi determinante para a retomada imediata das aulas no formato remoto. Contudo, os alunos que passaram a ter aulas a distância vivenciam a ausência dos debates e das trocas de conhecimento e experienciam o esvaziamento de sentido daquele espaço de aprendizagem, que no formato virtual se tornou um mero local para a absorção de conteúdos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The isolation measures demanded by the COVID-19 pandemic made higher education had to adhere, even if only momentarily, to generalized remote education, given the infeasibility of presential classes. Thus, this study emphasizes the way in which remote formats have gained expressiveness in private institutions of higher education, which is related to the increasing commercialization of education, and also the losses caused to the learning process in a non-classroom teaching environment. In the scenario posed by the pandemic, the fact that private institutions depend on tuition to remain active was decisive for the immediate resumption of classes in the remote format. However, students who started taking distance classes experience the absence of debates and knowledge exchange and the emptying of meaning in that learning space, which in the virtual format has become a mere place for the absorption of content. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação por escrito. Porto Alegre, RS. Vol. 11, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 1-12 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Higher education | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 pandemic | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching | en |
dc.subject | Public university | en |
dc.subject | Private university | en |
dc.title | Desafios à implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto de pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | Challenges to implement remote education in Brazilian higher education in a pandemic context | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001121687 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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