Subjetividades da comunicação científica : a educação e a divulgação científicas no Brasil têm sido estremecidas em tempos de pós-verdade?
dc.contributor.author | Alves-Brito, Alan | pt_BR |
dc.contributor.author | Massoni, Neusa Teresinha | pt_BR |
dc.contributor.author | Guimarães, Ricardo Rangel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-12T04:06:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1677-2334 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/217946 | pt_BR |
dc.description.abstract | O neologismo pós-verdade é uma metonímia contemporânea para pensarmos o léxico verdade sob diferentes perspectivas. O principal objetivo deste ensaio é descrever, discutir e examinar como o fenômeno da pós-verdade tem se constituído e interferido na educação e na divulgação científicas. Assumimos uma atitude crítica frente ao problema da pós-verdade, procurando discutir seus reflexos na educação, e fortalecer as plataformas e as políticas públicas voltadas à educação e à divulgação científicas no Brasil contemporâneo. Defendemos que a verdade, como bem material (enquanto corpo sistematizado de conhecimento) e simbólico, parece diluir-se e enfraquecer-se no debate público, especialmente com novos ambientes de tecnologias digitais (Facebook, YouTube, WhatsApp,Twitter, Instagram, entre outros), nos quais circulam de forma indiscriminada e acrítica informações, fatos, fake news, corroborando para o estabelecimento de um estado de pós-verdade em que o que vale são os bytes de informação. Essa informação pode ser falsa (e muitas vezes é), o que desperta emoções através de mecanismos de persuasão. Nós, então, pensamos e argumentamos que subjetividades que pouco levam em conta fatos, evidências, convicção científica, epistemológica, política (ou cosmopolítica) tendema ser nefastas à educação e à divulgação científicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The post-truth neologism is a contemporary metonym for thinking the lexicon truth from different perspectives. The main goal of this essay is to describe, discuss and examine how the phenomenon of post-truth has been constituted and interfered in educationand scientific dissemination. We assume a critical attitude towards the problem of post-truth, seeking to discuss its effects on education and strengthen public platforms and policies for education and scientific dissemination in contemporary Brazil. We argue that truth, as a material good (as a systematic body of knowledge) and symbolic, seems to be diluted and weakened in the public debate, especially with new digital technology environments (Facebook, YouTube, WhatsApp, Twitter, Instagram, among others), in which information, facts, fake news circulate indiscriminately and uncritically, corroborating the establishment of a post-truth state that counts bytes of information. This information can be false (and often is), and that arouses emotions through persuasion mechanisms. We therefore think and argue that subjectivities that take little account of facts, evidence, scientific, epistemological, political (or cosmopolitical) conviction tend to be detrimental to scientific education and dissemination. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 37, n. 3 (dez. 2020), p. 1598-1627 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Science Education | en |
dc.subject | Educação científica | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Science Communication | en |
dc.subject | Post-truth | en |
dc.subject | Pós-verdade | pt_BR |
dc.subject | Cosmopolítica | pt_BR |
dc.subject | Cosmopolitics | en |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Epistemology | en |
dc.title | Subjetividades da comunicação científica : a educação e a divulgação científicas no Brasil têm sido estremecidas em tempos de pós-verdade? | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001121082 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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