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dc.contributor.authorAlves-Brito, Alanpt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Ricardo Rangelpt_BR
dc.date.accessioned2021-02-12T04:06:53Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217946pt_BR
dc.description.abstractO neologismo pós-verdade é uma metonímia contemporânea para pensarmos o léxico verdade sob diferentes perspectivas. O principal objetivo deste ensaio é descrever, discutir e examinar como o fenômeno da pós-verdade tem se constituído e interferido na educação e na divulgação científicas. Assumimos uma atitude crítica frente ao problema da pós-verdade, procurando discutir seus reflexos na educação, e fortalecer as plataformas e as políticas públicas voltadas à educação e à divulgação científicas no Brasil contemporâneo. Defendemos que a verdade, como bem material (enquanto corpo sistematizado de conhecimento) e simbólico, parece diluir-se e enfraquecer-se no debate público, especialmente com novos ambientes de tecnologias digitais (Facebook, YouTube, WhatsApp,Twitter, Instagram, entre outros), nos quais circulam de forma indiscriminada e acrítica informações, fatos, fake news, corroborando para o estabelecimento de um estado de pós-verdade em que o que vale são os bytes de informação. Essa informação pode ser falsa (e muitas vezes é), o que desperta emoções através de mecanismos de persuasão. Nós, então, pensamos e argumentamos que subjetividades que pouco levam em conta fatos, evidências, convicção científica, epistemológica, política (ou cosmopolítica) tendema ser nefastas à educação e à divulgação científicas.pt_BR
dc.description.abstractThe post-truth neologism is a contemporary metonym for thinking the lexicon truth from different perspectives. The main goal of this essay is to describe, discuss and examine how the phenomenon of post-truth has been constituted and interfered in educationand scientific dissemination. We assume a critical attitude towards the problem of post-truth, seeking to discuss its effects on education and strengthen public platforms and policies for education and scientific dissemination in contemporary Brazil. We argue that truth, as a material good (as a systematic body of knowledge) and symbolic, seems to be diluted and weakened in the public debate, especially with new digital technology environments (Facebook, YouTube, WhatsApp, Twitter, Instagram, among others), in which information, facts, fake news circulate indiscriminately and uncritically, corroborating the establishment of a post-truth state that counts bytes of information. This information can be false (and often is), and that arouses emotions through persuasion mechanisms. We therefore think and argue that subjectivities that take little account of facts, evidence, scientific, epistemological, political (or cosmopolitical) conviction tend to be detrimental to scientific education and dissemination.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 37, n. 3 (dez. 2020), p. 1598-1627pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience Educationen
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectScience Communicationen
dc.subjectPost-truthen
dc.subjectPós-verdadept_BR
dc.subjectCosmopolíticapt_BR
dc.subjectCosmopoliticsen
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectEpistemologyen
dc.titleSubjetividades da comunicação científica : a educação e a divulgação científicas no Brasil têm sido estremecidas em tempos de pós-verdade?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121082pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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