Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastrogiovanni, Antônio Carlospt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Nicole dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-02-10T04:13:55Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217855pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar como a imagem é relevante para o ensino de Geografia. A pesquisa apresenta como a imagem se relaciona com os conceitos geográficos de espaço e paisagem, consequentemente, abordando como a imagem pode e deve ser utilizada em uma aula de Geografia. Neste trabalho focamos em uma das etapas da educação básica, o Ensino Médio, onde um dos capítulos se dedica a analisar a Base Nacional Comum Curricular para, por meio dela, serem propostas práticas de ensino que nos auxiliem a atingir nosso objetivo central. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa, onde o método utilizado foi o exploratório com análise documental, sendo estes mais relevantes para um trabalho de conclusão de curso. Como resultados concluímos que a imagem é muito relevante para o ensino de Geografia, pois a aprendizagem desta disciplina acaba ficando esvaziada de significado quando esta é ignorada.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how the image is relevant to Geography teaching. This research presents how the image relates to geographical concepts, such as space and landscape, consequently addressing how the image can and should be used in a Geography class. In this work we focus on one of the stages of basic education: the secondary school. One of the chapters is dedicated to analyzing the Common Curriculum National Base through which teaching practices are structured, what helps us achieve our central objective. The methodology consists of a qualitative research, where the method used is exploratory with document analysis, which is more relevant for an undergraduate thesis. As a result, we are able to infer that the image is very relevant for Geography teaching, as learning Geography ends up being emptied of meaning when the image is ignored.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectGeographic spaceen
dc.subjectLandscapeen
dc.subjectEspaço geográficopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectCommon curriculum national baseen
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.titleUm olhar geográfico através da semiótica : a importância da imagem para o ensino da Geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001122400pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples