A reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS : construção de novas identidades na formação docente inicial do século XXI
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
Curriculum restructuring of the Physics teacher training course at UFRGS : the process of rethinking in the formation of teaching
Reestructuración curricular del curso de formación de profesores de Física en UFRGS : el proceso de repensar en la formación docente
Assunto
Resumo
Este artigo objetiva apresentar o processo de reestruturação dos currículos do curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atendendo à Resolução CNE/CP 02/2015 do MEC. Apresentamos e analisamos ao longo do texto os documentos oficiais que geraram as modificações nos currículos e construímos uma linha histórica dos movimentos que resultaram na reestruturação, além de refletir os desafios que se foram colocando no processo de (re)construção ...
Este artigo objetiva apresentar o processo de reestruturação dos currículos do curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atendendo à Resolução CNE/CP 02/2015 do MEC. Apresentamos e analisamos ao longo do texto os documentos oficiais que geraram as modificações nos currículos e construímos uma linha histórica dos movimentos que resultaram na reestruturação, além de refletir os desafios que se foram colocando no processo de (re)construção curricular na perspectiva dos diferentes agentes envolvidos (gestores, professores e estudantes). Esperamos que a experiência aqui narrada possa ser útil ao processo de reformulação de outros cursos espalhados pelo Brasil, contribuindo não apenas para questionar o papel da legislação vigente, mas, sobretudo, para refletir as complexas relações de poder e os desafios à construção de uma identidade própria para a licenciatura. ...
Abstract
This article aims to reflectively present the process of restructuring the curricula of the course of formation of Physics Teachers at the Physics Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul in compliance with Resolution CNE/CP 02/2015 of the MEC. We present and analyze throughout the text the official documents that generated the changes in the curricula and build a historical line of the movements that resulted in the changes, in addition to reflecting the challenges that were po ...
This article aims to reflectively present the process of restructuring the curricula of the course of formation of Physics Teachers at the Physics Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul in compliance with Resolution CNE/CP 02/2015 of the MEC. We present and analyze throughout the text the official documents that generated the changes in the curricula and build a historical line of the movements that resulted in the changes, in addition to reflecting the challenges that were posed in the curriculum (re) construction process from the perspective of the different agents (managers, teachers and students). It is hoped that the experience narrated here can be useful to the process of reformulating other courses spread throughout Brazil, contributing not only to question the role of current legislation, but, above all, to reflect the complex power relations and challenges to the construction of an identity for the degree. ...
Resumen
Este artículo tiene como objetivo presentar el proceso de reestructuración de los planes de estudio del curso de Física en el Instituto de Física de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul en cumplimiento de la Resolución CNE / CP 02/2015 del MEC. Los documentos oficiales que generaron los cambios en los planes de estudio se presentan y analizan a lo largo del texto y construimos una línea histórica de los movimientos que resultaron en la reestructuración, además de reflejar los desafíos qu ...
Este artículo tiene como objetivo presentar el proceso de reestructuración de los planes de estudio del curso de Física en el Instituto de Física de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul en cumplimiento de la Resolución CNE / CP 02/2015 del MEC. Los documentos oficiales que generaron los cambios en los planes de estudio se presentan y analizan a lo largo del texto y construimos una línea histórica de los movimientos que resultaron en la reestructuración, además de reflejar los desafíos que se plantearon en el proceso de (re) construcción del plan de estudios en el perspectiva de los diferentes agentes (gerentes, docentes y alumnos). Se espera que la experiencia narrada aquí pueda ser útil para el proceso de reformulación de otros cursos distribuidos en todo Brasil, contribuyendo no solo a cuestionar el papel de la legislación actual, sino, sobre todo, a reflejar las complejas relaciones de poder y los desafíos para la construcción de su propia identidad para el grado. ...
Contido em
Revista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 4, n. 3 (2020), p. 512-541
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License