Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCâmara, Marcelo Argentapt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Gustavo Gelak dept_BR
dc.date.accessioned2021-02-06T04:19:30Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217788pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar os possíveis caminhos para uma pedagogia decolonial propostos pela disciplina de Estudos Latino-Americanos (ELA) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Contextualizamos o giro decolonial e buscamos compreender o que seria uma pedagogia decolonial, a partir de pensadores e pensadores latino-americanos, buscando em Freire e Fals Borda uma genealogia de uma pedagogia decolonial latino-americana. Analisamos a institucionalização da Geografia enquanto disciplina escolar no Brasil, abordamos a disputa de poder dos currículo, e analisamos a colonialidade do currículo da Base Nacional Comum Curricular brasileira e dos livros de Geografia do Plano Nacional do Livro Didático de 2017, entendendo que servem como veículos para a reprodução de um conhecimento eurocentrado. Comparamos os conteúdos da BNCC e dos livros com os conteúdos propostos pela disciplina de ELA e, entendo os limites da proposta da disciplina, apontamos os caminhos possíveis que esta propõe para a construção de uma outra educação, partindo do contexto dos sujeitos envolvidos, colocando teoria e prática em sintonia. Se temos na educação essa ferramenta de construção de sujeitos, podemos utilizá-la na construção de um outro mundo. Essa é uma das propostas da disciplina de ELA, produzindo, através de uma fissura, outras possibilidades de interpretar o mundo e o lugar onde vivemos, possibilitando a construção de outras identidades. Apresenta conteúdos sobre a América Latina que, possivelmente, não seriam conhecidos de outra forma. Olhar para a América Latina, para países que são frutos do mesmo processo colonial, que ocupam lugares similares do sistema-mundo moderno/colonial capitalista, que tem problemas contemporâneos similares, é fundamental para a construção de outro mundo, compartilhar os problemas e achar soluções em comum, conhecer o espaço em que habitamos e quem habita nele, se reconhecer enquanto atores desse espaço.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de este trabajo es analisar los posibles caminos para una pedagogía decolonial propuestos por la disciplina de Estudos Latino Americanos(ELA) del Colégio de Aplicação de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Contextualizamos el giro decolonial y buscamos comprender lo que sería una pedagogía decolonial desde pensadoras y pensadores latinoamericanos, buscando en Freire y Fals Borda una genealogía de una pedagogía decolonial latinoamericana. Analizamos la institucionalización de la Geografía mientras asignatura escolar en el Brasil, nos acercamos de las disputa de poder de los currículos y analizamos la colonialidad del currículo de la Base Nacional Curricular brasileña y de los libros de Geografía del Plano Nacional do Livro Didático de 2017, entiendo que sirven como medios para reproducción de un conocimiento eurocentrado. Compramos los contenidos propuestos por la disciplina de ELA y, entiendo los límites de la propuesta de disciplina, apuntamos los caminos posibles que propone para la construcción de una otra educación, partiendo del contexto de los sujetos participantes, poniendo teoria y prática en sintonía. Si tenemos en la educación esa herramienta de construcción de sujetos, podemos utilizarla en la construcción de otro mundo. Esa es una de las posibilidades de interpretar el mundo y el lugar donde vivimos, posibilitando la construcción de otras identidades. Presenta contenidos sobre América Latina que, posiblemente, no serían conocidos de otra forma. Mirar para la América Latina, para países que son frutos de un mismo proceso colonial, que ocupan puestos similares en el Sistema-Mundo moderno/colonial capitalista, que tiene problemas contemporáneos similares, es fundamental para la construcción de otro mundo, compartir los problemas y buscar soluciones comunes, conocer el espacio que habitamos y quien habita en él, reconocerse mientras actores de ese espacio.es
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the possible paths for a decolonial pedagogy proposed by the Latin American Studies (ELA) discipline of the Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. We contextualized the decolonial turn and sought to understand what a decolonial pedagogy could be, from Latin American thinkers, seeking in Freire and Fals Borda a genealogy of a Latin American decolonial pedagogy. We analyzed the institutionalization of Geography as a school subject in Brazil, addressed the power struggle of the curriculum, and analyzed the coloniality of the Brazilian National Common Core (BNCC) and the Geography books of the 2017 National Textbook Plan, understanding that they serve as vehicles for the reproduction of a Eurocentered view of the world. We compare the contents of the BNCC and the books with the contents proposed by the ELA discipline and, understanding the limits of the discipline's proposal, we point out the possible paths it proposes for the construction of another education, starting from the context of the subjects involved, putting theory and practice in tune. If we have in education this tool of subject construction, we can use it in the construction of another world. This is one of the proposals of the ELA discipline, producing, through a fissure, other possibilities of interpreting the world and the place where we live, enabling the construction of other identities. It presents content about Latin America that, possibly, would not be known otherwise. Looking at Latin America, at countries that are the products of the same colonial process, that occupy similar places in the modern/colonial capitalist world-system, that have similar contemporary problems, is fundamental for the construction of another world, to share the problems and find solutions in common, to know the space in which we live and who lives in it, to recognize themselves as actors of that space.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlan de Estudioses
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDecoloniales
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectLatin Americaen
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectDecolonialen
dc.subjectSchool Geographyen
dc.subjectPedagogyen
dc.titleEm busca de uma pedagogia decolonial : a experiência da disciplina de Estudos Latino-Americanos no CAp/UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001122244pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples