Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCastrogiovanni, Antônio Carlospt_BR
dc.contributor.authorBorsato, Gabriel Bürgelpt_BR
dc.date.accessioned2021-02-06T04:19:17Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217783pt_BR
dc.description.abstractO ciberespaço é, na atualidade, um espaço progressivamente mais comum na vida de todos, especialmente de jovens. Realizam-se, na Web, múltiplas atividades, como a pesquisa, o estudo e o lazer. Dentre os diversos produtos disponíveis na rede estão os vídeos de divulgação científica em Geografia, que proporcionam, simultaneamente, aprendizado e entretenimento. Devem, portanto, constituir-se como possíveis recursos pedagógicos. Este trabalho busca, desse modo, avançar na compreensão das potencialidades e as limitações dos vídeos de divulgação científica em Geografia na promoção de um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo dentro e fora do espaço escolar. Metodologicamente, a pesquisa possui natureza qualitativa, de caráter exploratório, baseando-se na técnica de pesquisa bibliográfica pela triangulação. Discute, inicialmente, as diferentes concepções de divulgação científica e as razões de sua existência. Investiga, posteriormente, o acesso e a utilização da Internet por jovens em idade escolar, levando em conta as diferenças socioeconômicas e regionais. Considerando a inserção dos vídeos de divulgação científica em Geografia na Economia da Atenção, analisa as estratégias utilizadas pelos produtores para chamar e sustentar a atenção de seus potenciais espectadores. Baseando-se na Teoria da Autodeterminação, discute os vídeos no contexto da motivação, refletindo acerca de seus benefícios no aprendizado e sua relação com a educação formal. Buscando responder aos questionamentos da pesquisa, considera-se, provisoriamente, que os vídeos de divulgação científica em Geografia são concebidos como produtos de entretenimento, em que são utilizadas estratégias para chamar e manter a aten ção dos espectadores. Parecem ser consumidos por indivíduos intrinsecamente motivados, que optam por assistir aos vídeos em um processo de volição autônoma. Podem trazer, assim, inúmeros benefícios ao aprendizado, sendo, possivelmente, capazes de auxiliar na promoção de sentido na aprendizagem de Geografia. Acredita-se, temporariamente, que os vídeos de divulgação científica em Geografia colaboram na construção do olhar geográfico, apresentando-se como ferramentas passíveis de utilização na constituição de momentos pedagógicos na escola. O caminho trilhado na pesquisa permite o vislumbre de novos horizontes, com antigas dúvidas e novas perguntas a serem respondidas em outras trajetórias.pt_BR
dc.description.abstractCyberspace is, nowadays, a progressively more common space in everyone ’s lives, especially young people. Multiple activities are carried out on the Web, such as research, study and leisure. Among the various products available on the network are the Geography science popularization videos , which provide, simultaneously, learning and entertainment. Therefore, they should be considered as possible pedagogical tools. The present work seeks to understand the potentials and the limitations of the science popularization videos of Geography in promoting a more effective teaching and learning process inside and outside the school . Methodologically, the research has a qualitative nature, being exploratory , based on the technique literature review by triangulation. At first , it discusses the different views on what science popularization are and the reasons of its existence. Secondly, it investigates the access and use of the I nternet by school-age children, considering socioeconomic and regional differences. Considering the inclusion of Geography science popularization videos in the Economy of Attention, it analyzes the strategies used by producers to attract and sustain the attention of their potential viewers. Based on the Self-Determination Theory, those videos are discussed in the context of motivation, considering their benefits in learning as well as their relationship with formal education. Seeking to answer the research questions, it is provisionally considered that Geography science popularization videos are conceived of as entertainment products and different strategies to attract and keep the attention of the spectators are used by producers. Those videos seems to be viewed by intrinsically motivated individuals who choose to watch them in a process of autonomous volition. Therefore, they can bring numerous benefits to learning, being able to assist in the promotion of more meaningful learning of Geography. It is believed, temporarily, that t hey contribute to the construction of the geographical view, presenting themselves as possible tools that can be used in the constitution of pedagogical practices at school. The path taken during the research allows the glimpse of new horizons, with old doubts and new questions to be answered in other trajectories.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGeography teaching;en
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEconomy of Attentionen
dc.subjectVídeo educativopt_BR
dc.subjectEducational Videosen
dc.subjectPopularization of Scienceen
dc.subjectMotivationen
dc.titleVídeos de divulgação científica em Geografia : potencialidades e limitações no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001122199pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem