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dc.contributor.advisorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.contributor.authorTompsen, Natália Noronhapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-04T04:12:05Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217698pt_BR
dc.description.abstractA Educação Interprofissional (EIP) é uma estratégia pedagógica fundamental para qualificar a formação de profissionais da saúde tornando-os mais capacitados para o trabalho em equipe. Ocorre quando estudantes de duas ou mais profissões aprendem juntos e de modo interativo sobre os outros, com os outros e entre si para a efetiva colaboração e melhora na qualidade da atenção à saúde. Esta pesquisa se propôs a identificar experiências curriculares de EIP e avaliar a disponibilidade de estudantes de graduação em Odontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o aprendizado interprofissional. Tratou-se de um estudo transversal cuja amostra foi constituída por estudantes e egressos do curso de Odontologia que participaram da disciplina eletiva integradora dos cursos da saúde com foco em EIP e estudantes do último ano dos cursos diurno e noturno de Odontologia. Os dados foram coletados a partir da aplicação online da versão validada para língua portuguesa e ampliada da Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS), acrescentando-se questões sobre os participantes da pesquisa e suas experiências interprofissionais durante a graduação. Foram avaliadas as frequências das respostas utilizando-se o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 23.0, bem como as diferenças significativas entre grupos ao nível de alfa ≤ 0,05, tendo-se definido como variáveis dependentes os escores fatoriais da RIPLS e como variáveis independentes aquelas descritivas da amostra. Para as comparações, os testes estatísticos t de Student e ANOVA foram utilizados. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS. A amostra do estudo foi composta por 88 participantes, sendo 76 (86,4%) estudantes de graduação e 12 (13,6%) egressos do curso de Odontologia (percentual de resposta de 60,3% para os que realizaram a disciplina integradora e de 45,8% para os que não a cursaram). A maioria dos participantes eram mulheres (69,2%) e solteiros (96,4%). Entre as atividades obrigatórias, 20,4% dos participantes relataram que os Estágios Curriculares do curso de Odontologia possibilitaram uma experiência compartilhada, onde houve interação com estudantes de outras profissões. Em relação às atividades não obrigatórias, iniciativas de EIP foram observadas na disciplina integradora (38, 6%), em atividades extracurriculares diversas (17%), na extensão (13,6%) e na pesquisa (7,6%). Dos alunos e egressos que cursaram a disciplina integradora, 89,5% (n=34) a reconhecem como uma atividade de EIP, que promoveu a interação entre estudantes de diferentes cursos. Sobre a disponibilidade para a EIP, as médias de respostas da RIPLS foram superior a 4 para os três fatores, mostrando atitudes positivas no que se refere ao trabalho em equipe e colaboração, identidade profissional e atenção à saúde centrada no paciente, ainda que não tenha sido verificada diferença significativa entre as variáveis estudadas para nenhum dos fatores da RIPLS. O estudo mostrou que a EIP está presente na formação do cirurgião-dentista da UFRGS. Essas iniciativas, entretanto, são poucas e a maior parte de caráter eletivo, devendo ser ampliadas, levando em conta a necessidade de formação de um profissional da saúde qualificado para o trabalho colaborativo em equipe.pt_BR
dc.description.abstractThe Interprofessional Education (IPE) is a fundamental pedagogical strategy to qualify a formation of health professionals more qualified for teamwork. It occurs when students from two or more professions learn together and with interative mode about others, with other and with each other to effectively collaborate and improve the quality of health care. This paper aims to identify curricular experiences of IPE and evaluate the availability of undergraduate students in dentistry at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) for interprofessional learning. It was a cross-sectional study whose sample was made up of undergraduate students and graduates of the Dentistry course who participated in the elective integrative discipline of health courses with a focus on IPE and senior year students of the Dentistry day and night course shifts. The data were collected from the online application of the validated version for Portuguese language and enlarged Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS), adding questions about the research participants and their interprofessional experiences during graduation. The frequencies of the responses were evaluated using software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 23.0 version, as well significant differences between groups at the alpha level ≤ 0,05 defined as dependent variables the factor scores of RIPLS and as independent variables those descriptive of the sample. For comparisons the statistical tests t of Student and ANOVA were used. The research was approved by the UFRGS’s Research Ethics Committee. The study sample consisted of 88 participants, of which 76 (86.4%) undergraduate students and 12 (13.6%) graduates of the Dentistry (response rate of 60,3% for those who performed the integrative discipline and 45.8% for those who did not). The majority of participants were women (69.2%) and single (96.4%). Among the mandatory activities, 20.4% of the participants reported that the CurricularI Internships of the Dentistry course provided a shared experience, where there was interaction with students from other professions. In relation to non-mandatory activities of IPE were observed in the integrative discipline (38.6%), in various extracurricular activities (17%), extension (13.6%) and research (7.6%). Of the students and graduates who attended the integrative discipline 89.5% (n=34) recognize it as an IPE activity, which promoted interaction between students from different courses. Regarding IPE availability, the average responses for RIPLS were higher than 4 for the three factors showing positive attitudes in terms of teamwork and collaboration, professional identity and patient-centered health care, although there was no significant difference between the studied variables for any of the RIPLS factors. The study showed that IPE is present in the qualification of the UFRGS’s dental surgeon. These initiatives, however, are few and most elective, and should be expanded, taking into account the need for academic education of a qualified health professional for collaborative teamwork.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelações interprofissionaispt_BR
dc.subjectInterprofessional Relationsen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDentalen
dc.subjectEstudantes de odontologiapt_BR
dc.subjectStudentsen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectInterprofessional Educationen
dc.titleEducação interprofissional na graduação em odontologia : experiências curriculares e disponibilidade de estudantes na Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001078499pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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