Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVieira, Valter Afonsopt_BR
dc.contributor.authorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-02T04:05:39Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1518-6776pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217670pt_BR
dc.description.abstractAs escalas utilizadas na pesquisa em marketing visam à obtenção fiel e confiável dos dados. Entretanto, diversos problemas surgem quando o assunto é a utilização de medidas válidas. Nesse contexto, este artigo tem a intenção de analisar as escalas propostas e validadas em âmbito nacional. Para tal fim, discute-se a teoria sugerida para validar e/ou criar escalas (sugerindo uma figura-resumo) e em seguida verifica-se tal teoria empiricamente. Foram analisadas escalas exclusivamente no campo de marketing, obtendo-se um total de 26 instrumentos. Os resultados sugerem que é necessário utilizar mais os métodos alternativos sugeridos pela teoria, tais como análise fatorial confirmatória e validade nomológica.pt_BR
dc.description.abstractThe scales used in marketing research looking for obtaing reliability data. However, a lot of problems exist when the topic is used a valid and reliable scale. In this context, this paper analyzes the brazilian instruments proposed and validate (just in marketing field). For such purpose, the theory in scale development is discussed (suggestin a summarized figure) and, as consequence, that theory is tested empirically. A total of 26 scales were analyzed in the brazilian marketing field. The results suggested that it is necessary to use more the alternative methods suggested by the theory, such as confirmatory factor analysis and nomological validity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de administração Mackenzie. São Paulo, SP. Vol. 8, no. 4 (2007), p. 11-34pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScalesen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEscalapt_BR
dc.subjectMeasurementen
dc.subjectReliabilityen
dc.subjectInventoryen
dc.titleAn inventory of the characteristics of the marketing scales created and tested in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeUm inventário das características das escalas em marketing propostas e validades no Brasil pt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000718557pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples