Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSpalding, Silvia Mariapt_BR
dc.contributor.authorGoldani, Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-02T04:04:09Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217650pt_BR
dc.description.abstractAs universidades vêm sofrendo grandes alterações nos últimos anos devido às mudanças sociais, culturais e econômicas além do recente processo de internacionalização do ensino superior que ajudou a promover outra visão da formação acadêmica e profissional no Brasil. Acompanhando este processo constante de mudança, o novo profissional exigido nas reformas curriculares do curso de Farmácia, com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, vai requerer mudanças significativas na estrutura formadora dos profissionais de modo que possam se adequar às necessidades de saúde da população brasileira e do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de pesquisa dos descritores “processo de ensino-aprendizagem”, “metodologias de ensino em Farmácia”, “materiais didáticos”, “diretrizes curriculares do curso de Farmácia”, “formação acadêmica”, “ambientes virtuais no curso de Farmácia”, “educação farmacêutica e ensino farmacêutico” em diversas bases de dados e buscadores com perfil “acadêmico” buscando abordar as variáveis didático-pedagógicas relacionadas com essa mudança de paradigma.pt_BR
dc.description.abstractUniversities have undergone major changes in recent years due to social, cultural and economic changes in addition to the recent process of internationalization of higher education that has helped to promote another vision of academic and professional education in Brazil. Accompanying this constant process of change, the new professional required in the curricular reforms of the Pharmacy degree with a generalist, humanistic, critical and reflective profile, will require significant changes in the training structure of the professionals so that they can be adapted to the health needs of the population Brazil and the National Health System (SUS). For this purpose, a bibliographic review was carried out based on a research of the descriptors “teaching-learning process”, “pharmacy teaching methodologies”, “didactic materials”, “pharmacy course curriculum guidelines”, “academic training”, “virtual environments in the course of Pharmacy”, “pharmaceutical education and pharmaceutical teaching” in several databases and searchers with "academic" profile to address the didactic-pedagogical variables related to this paradigm shift.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectFarmáciapt_BR
dc.subjectTeaching methodologyen
dc.subjectNational curricular guidelinesen
dc.subjectPharmaceutical educationen
dc.titleFormação acadêmica do futuro profissional do curso de graduação em Farmácia com perfil generalista : uma revisão das variáveis didático-pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075881pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Farmáciapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationFarmáciapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples