Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorMenin, Pietro Barretopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-28T04:02:10Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217576pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre as formas que o rendimento escolar dos estudantes de uma escola pública pode ser impactado por fatores sociais. A partir de uma revisão bibliográfica da discussão teórica da Sociologia da Educação sobre a relação entre educação e desigualdade social, dialogamos principalmente com os conceitos de habitus e capital cultural objetivado elaborados por Pierre Bourdieu (1998) e com o trabalho de Lorena Freitas (2009) sobre a influência da família no rendimento escolar. Partindo desta discussão, buscamos realizar um exercício sociológico a fim de colocar estes conceitos sob teste. Mais especificamente, nos interessou verificar se: 1) a influência familiar, aqui definida como o envolvimento dos pais com a vida escolar dos filhos, por meio das noções de cobrança e incentivo, impacta o rendimento escolar; e 2) se o acesso destes alunos a bens com valor cultural, aqui interpretados como capital cultural objetivado, como computadores, livros, smartphones e acesso à internet, impactam o rendimento escolar. Para isso, realizamos a coleta de dados empíricos por meio de um survey e de uma entrevista on-line assíncrona, feita com uma amostra de alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual, localizada em Porto Alegre, RS. Apresentando os dados do survey em forma de estatística, em busca de identificar características socioeconômicas e socioculturais do grupo estudado e possíveis relações de causalidade entre o rendimento dos alunos e o contexto social, foi possível inferir que os alunos que haviam reprovado alguma vez durante sua trajetória escolar no Ensino Fundamental têm maior cobrança ou incentivo da família, o que produziu melhores resultados no Ensino Médio. Com a realização da entrevista on-line assíncrona e uma Análise de Conteúdo destas entrevistas, confirmou-se um significativo envolvimento da família com a trajetória escolar destes alunos. Também ganhou destaque, nos resultados obtidos, os desafios enfrentados pela educação no contexto atual, relativos ao acesso dos alunos a bens materiais com valor cultural (capital cultural objetivado) e outras dificuldades causadas pela utilização do ensino remoto em tempos de pandemia. A partir das referências mobilizadas e dos dados empíricos obtidos, foi possível afirmar que estes conceitos da Sociologia seguem eficazes para compreendermos a relação entre a educação e a reprodução das desigualdades sociais.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a study about the ways that the school performance of students of a public school can be impacted by the social factors. From a bibliographic review on the theoretical discussion of the Sociology of Education about the relations between education and social inequality, we mainly dialogue with the concepts of habitus and cultural capital by Pierre Bourdieu (1998) and with the paper of Lorena Freitas (2009) about the influence of the family on school performance. From this discussion, we seek to conduct a sociological experiment to put these concepts under test. More specifically, we were interested in verifying whether: 1) family influence, defined here as the involvement of parents with their children's school life, through the collection and incentive, impacts school performance; and 2) if the access of these students to consumer goods with cultural value, here interpreted as objective cultural capital, such as computers, books, smartphones and access to internet, impact school performance. For this, we performed empirical data collection through a survey and an asynchronous online interview, conducted with a sample of high school students from a state public school, located in Porto Alegre, RS, Brazil. We present the data of the survey in the form of statistics, in order to identify socioeconomic and cultural characteristics of the studied group, besides possible causal relations between the students’ performance and the social context. It was possible to infer that students who had already failed during their school career in elementary school have greater collection or encouragement from the family, which produced better results in high school. With the asynchronous online interview and a Content Analysis of these interviews, we confirmed a significant involvement of the family with their school trajectory. Also highlighted in the results obtained, the challenges faced by education in the current context, related to the access of students to material goods with cultural value (objective cultural capital) and other difficulties caused by the use of remote education in times of pandemic. From the mobilized references and empirical data obtained, it was possible to affirm that these concepts of Sociology remain effective to understand the relation between education and the reproduction of social inequalities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectSociology of Educationen
dc.subjectSocial inequalitiesen
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectCultural capitalen
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectSchool performanceen
dc.subjectContent Analysisen
dc.titleDesigualdades educacionais na escola pública : um estudo sociológico sobre o rendimento escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001121787pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples