Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFreitas, Marina Pinto Pizarro dept_BR
dc.contributor.authorHeidemann, Leonardo Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-14T04:10:46Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1415-2150pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217297pt_BR
dc.description.abstractA Abordagem CTS tem se preocupado com as implicações dos estudos sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na área de ensino de ciências. Nessa perspectiva, o ensino deve se basear numa visão de ciência como processo social, assumindo que o desenvolvimento científico e tecnológico não é neutro. Com o objetivo de ampliar os horizontes da área quanto às discussões contemporâneas sobre a função social do conhecimento, especialmente o conhecimento científico-tecnológico, o presente artigo tem como objetivo apresentar a Teoria da Sociedade do Conhecimento, na acepção do sociólogo Nico Stehr, como um referencial teórico possível para a análise sociológica do papel do conhecimento nas sociedades modernas e apresentar as potencialidades dessa teoria para o ensino de ciências.pt_BR
dc.description.abstractEl enfoque CTS se preocupa por las implicaciones de los estudios acerca de las relaciones entre Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS) en el área de la enseñanza de ciencias. En esa perspectiva, la enseñanza debe basarse en una visión de ciencias como proceso social, considerando que el desarrollo científico y tecnológico no es neutro. Con el objetivo de ampliar los horizontes del área con relación a las discusiones contemporáneas acerca de la función social del conocimiento, especialmente el conocimiento científico-tecnológico, este artículo tiene el objetivo de presentar la Teoría de la Sociedad del Conocimiento, acepción del sociólogo Nico Stehr, como un marco teórico posible para el análisis sociológico del rol del conocimiento en las sociedades modernas y presentar las potencialidades de esa teoría para la enseñanza de ciencias.es
dc.description.abstractThe STS Approach has been focused on the studies implications about the relations between Science, Technology, and Society (STS) on science teaching. From this perspective, education should be based on a view of science as a social process, assuming that scientific and technological development is not neutral. The purpose of this article is to present the Knowledge Society Theory, in the sense of sociologist Nico Stehr, as a possible theoretical framework for the sociological analysis of the role of knowledge in modern societies, and present the potentialities of his theory for science education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 22, (2020), e19224, 22 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCTSes
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectSociedad del Conocimientoes
dc.subjectSociedade do conhecimentopt_BR
dc.subjectEnseñanza de cienciases
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSTSen
dc.subjectScience Educationen
dc.subjectKnowledge Societyen
dc.titleEducação em ciências na perspectiva da Teoria da sociedade do conhecimento de Nico Stehrpt_BR
dc.title.alternativeEducación en ciencias en la perspectiva de la Teoría de la sociedad del conocimiento de Nico Stehr es
dc.title.alternativeScience education in the perspective of the knowledge society theory of Nico Stehr en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001120382pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples