Uma praia, uma pausa ou Da descrição no cinema de Abbas Kiarostami
dc.contributor.author | Macedo, Lennon Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Alexandre Rocha da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-13T04:10:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-2599 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/217262 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo versa sobre quatro filmes de Abbas Kiarostami no que compete à relação entre descrição e narração cinematográfica. Com o aporte da semiologia de Christian Metz e a crítica pós-estruturalista de Gilles Deleuze, identificamos algumas dinâmicas de significação que correm entre os procedimentos descritivos e narrativos. Pelo lado da semiologia, há uma profunda relação entre a pesquisa do cinema e a pesquisa da narrativa, relegando à descrição um papel menor. Pelo lado da taxonomia deleuzeana, narração e descrição coexistem de acordo com o funcionamento de cada regime de imagem. Em nossos esboços analíticos, o cinema de Kiarostami produz variações no interior de ambos os feixes teóricos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article addresses the relationship between cinematic description and narration in four fi lms by Abbas Kiarostami. With the contribution of Christian Metz’s semiology and Gilles Deleuze’s post-structuralist critique, we identify some dynamics of meaning that flow between descriptive and narrative procedures. On semiology’s side, there’s a profound relationship between fi lm studies and narrative studies, leaving description with a minor role. On the side of deleuzean taxonomy, narration and description cohabit according to the behavior of each image regime. In our analytic sketches, Kiarostami’s fi lms produce variations inside both theoretical bundles. | en |
dc.description.abstract | Las niñas y los niños, en los discursos periodísticos, vienen siendo representados a El artículo versa sobre cuatro películas de Abbas Kiarostami en lo que corresponde a la relación entre descripción y narración cinematográfi ca. Con el aporte de la semiología de Christian Metz y la crítica post-estructuralista de Gilles Deleuze, identifi camos algunas dinámicas de signifi cación que corren entre los procedimientos descriptivos y narrativos. Por el lado de la semiología, hay uma profunda relación entre la investigación del cine y la investigación de la narrativa, relegando a la descripción un papel menor. Por el lado de la taxonomía deleuzeana, narración y descripción coexisten de acuerdo con el funcionamiento de cada régimen de imagen. En nuestros esbozos analíticos, el cine de Kiarostami produce variaciones en el interior de ambos haces teóricos. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | E-Compós: Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília, DF. Vol. 23 (jan./dez. 2020), p. 1-18 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Film description | en |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Narration | en |
dc.subject | Narrativa cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Film semiotic | en |
dc.subject | Kiarostami, Abbas | pt_BR |
dc.subject | Descripción cinematográfica | es |
dc.subject | Narración | es |
dc.subject | Semiótica del cine | es |
dc.title | Uma praia, uma pausa ou Da descrição no cinema de Abbas Kiarostami | pt_BR |
dc.title.alternative | A break, a beach or On description in Abbas Kiarostami’s Films | en |
dc.title.alternative | Una playa, una pausa o De la descripción en el cine de Abbas Kiarostam | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001121130 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39559)Ciências Sociais Aplicadas (4004)