Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSoares, Débora da Silvapt_BR
dc.contributor.authorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Matheus Faria dept_BR
dc.date.accessioned2021-01-13T04:09:58Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217215pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades de trabalho com um modelo matemático dinâmico em sala de aula e potencialidades do software GeoGebra nestes possíveis cenários. Para isso, consideramos um modelo matemático dinâmico para o problema de otimização da superfície do alvéolo de uma colmeia de abelhas. A discussão do potencial didático da proposta é realizada à luz de referencial teórico sobre modelagem matemática e sobre a utilização de tecnologias digitais, em especial a matemática dinâmica. Três possibilidades de trabalho com o modelo são abordadas: Aplicações, Análise de Modelos e Modelagem. Para cada uma delas, potencialidades do GeoGebra são elencadas, destacando-se aquelas relacionadas à visualização, dinamicidade e múltiplas representações do problema estudado.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this paper is to reflect on the possibilities of working with a dynamic mathematical model in the classroom and the potential of the GeoGebra software in these possible scenarios. For this, we consider a dynamic mathematical model for the problem of optimization of the honeycomb surface of a bee hive. The discussion of the didactic potential of the proposal is carried out in the light of a theoretical framework on mathematical modeling and on the use of digital technologies, especially dynamic mathematics. Three possibilities of working with the model are discussed: Applications, Model Analysis and Modeling. For each of them, GeoGebra's potentialities are listed, highlighting those related to visualization, dynamics and multiple representations of the studied problem.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n. 02 (dez. 2020), p. 151 - 160.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleExplorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3Dpt_BR
dc.title.alternativeExploring a hive : a modelling proposal with GeoGebra 3Den
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121377pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples