Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFischer, Maria Cecilia Buenopt_BR
dc.contributor.authorRios, Diogo Francopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-09T04:19:04Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1518-8221pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217186pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho dá continuidade a análises já iniciadas sobre os cadernos de estágio de Beatriz, uma professora primária, no ano de 1967. Apresenta uma nova etapa de investigação dos cadernos de Beatriz, a saber, a problematizaçãodos registros de estágio da normalista, refletindo sobreo sistema de acompanhamento e de controle a que se submete a estagiáriae, mais especificamente relativo à matemática, a discussão da escolha dos manuais didáticos e algumas vinculações entre o conteúdo planejado e o determinado pelo programa oficial. Tais questões levaram em consideração as relações estabelecidas a partir de dois lugares ocupados pela estagiária: de professora de uma turma de 1º ano do Curso Primário e de aluna do Curso Normal. Observamos um cuidado da estagiária com a produção dos cadernos, que pode ser explicado para além de uma marca pessoal de Beatriz, havia também um cuidado em relação ao cumprimento do programa. Quanto aos conteúdos de Matemática presentes no planejamento da estagiária, reconhecemos, além do atendimento ao que estava previsto no programa em vigência, marcas sutis da Matemática Moderna.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is a continuation of the already initiated analyses on the internship notebooks belonging to Beatriz, an elementary school teacher, in 1967. It presents a new stage of investigation of her notebooks, that is, the problematization of the student teacher’s notes, reflecting on the follow-up and control system to which the internee is submitted, and specifically in relation to mathematics, the discussion on the choice of pedagogic materials, as well as some links between the planned content and the one defined by the official program. These questions took into account the relations established from the two places occupied by the internee: 1st grade class teacher and Teacher Training student. We have observed her care in the notebooks production, which can be explained beyond Beatriz’ personal trait, as there was also care in relation to the program fulfillment. Regarding the mathematics contents present in the internee’s planning, we have recognized, besides addressing what was specified in the program in effect, subtle traits of Modern Mathematics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação matemática em revista - RS. Vol. 2 , no. 19 (2018), p. 34 - 44.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscola normal : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEducacao matematica : Historiapt_BR
dc.titleCadernos de Beatriz : planejamento de matemática nos registros de estágio de uma normalista gaúcha (1967)pt_BR
dc.title.alternativeBeatriz' notebooks : mathematics classesplannings in the internship records of a teacher in training (Rio Grande do Sul, Brazil, 1967)en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118742pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples