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dc.contributor.authorSant'Ana, Alvino Alvespt_BR
dc.contributor.authorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorSerpa, Paula Beatriz da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-07T04:17:07Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2179-426Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217115pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, tecemos reflexões a partir de uma experiência de modelagem geométrica de logotipos de marcas, classificada como intermediária entre o segundo e o terceiro casos, ao considerar-se a relação entre Modelagem Matemática e currículo segundo Barbosa (2001), que se desenvolve dentro da perspectiva educacional de acordo com Kaiser e Sriraman (2006). Temos por objetivo identificar o caráter de discussões ocorridas entre professora e alunos, e as etapas que compuseram o ambiente de aprendizagem, além de analisar como os estudantes realizam o primeiro contato com conteúdos de Geometria Analítica a partir de conhecimentos prévios sobre funções e da exploração dos recursos de um programa computacional. Observamos a dinâmica em uma sala de aula do Ensino Médio com foco nas atuações da professora e dos estudantes durante as discussões realizadas neste ambiente de aprendizagem. Registramos evidências de que: as discussões foram matemáticas ou técnicas, com prioridades para a primeira categoria. A atuação da professora, em consonância com a Pedagogia da Pergunta, favoreceu a autonomia do grupo, que desenvolveu a tarefa com algum grau de independência, conectando conhecimentos prévios e novas experiências e, apesar de algumas dificuldades, saiu da zona de conforto de atividades fechadas e bem determinadas.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, we reflect over an experience of geometric modeling of brand logos that is developed in the educational perspective according to Kaiser e Sriraman (2006), classified as intermediate between the second and third levels, considering the relationship between Mathematical Modeling and curriculum developed by Barbosa (2001). We aim to identify the character of discussions between teacher and students and the steps that made up the learning environment, and analyze how students make the first contact with Analytical Geometry contents from previous knowledge about functions and exploration of resources. of a computer program. We observed the dynamics in a high school classroom focusing on the teacher's and students' performances during the dialogues in this learning environment. We registered evidence that: the discussions were mathematical or technical, with priorities for the first category. The teacher's performance, in line with Pedagogy of the Question, favored the autonomy of the students, who developed the task with some degree of independence, connecting previous knowledge and new experiences and, despite some difficulties, left the comfort zone of closed and well-defined activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, 2020. Vol. 11, n. 1 (2020), p. 79-90.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectPedagogy of the questionen
dc.subjectEducational perspectiveen
dc.subjectModelo matemáticopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleDiscussões entre professora e alunos em um ambiente de modelagem geométricapt_BR
dc.title.alternativeDiscussions between teacher and students in a geometric modeling environment en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114337pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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