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dc.contributor.authorFranzen, Thorpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-07T04:16:58Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217108pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo é um recorte de uma pesquisa feita no âmbito da Educação Popular e está inserida na tendência de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino da Matemática. O objetivo geral do estudo foi investigar quais potencialidades e desafios emergem no processo de realização de atividades matemáticas sobre funções afins e quadráticas desenvolvidas em um ambiente virtual. A partir de uma perspectiva teórica ancorada em estudos sobre a Educação Popular e Teoria dos Registros Semióticos, a produção de dados para a pesquisa ocorreu em um laboratório de informática com uma turma do pré-vestibular popular Dandara dos Palmares no ano de 2019 e teve característica metodológica qualitativa. Por meio da plataforma online GeoGebraGroups, os materiais utilizados foram construídos e disponibilizados aos participantes, os quais a partir dos dados produzidos e à luz do referencial teórico evidenciamos que o trabalho com o computador oportunizou aos estudantes uma construção e percurso das etapas do raciocínio dedutivo matemático permeado com conversões entre os registros semióticos produzidos ao explorar os objetos matemáticos em estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis article is an excerpt from research carried out within the scope of Popular Education and is part of the trend of Information and Communication Technologies in the Teaching of Mathematics. The general objective of the study was to investigate what potentials and challenges emerge in the process of carrying out mathematical activities on related and quadratic functions developed in a virtual environment. From a theoretical perspective anchored in studies on Popular Education and Theory of Semiotic Records, the production of data for the research took place in a computer lab with a class from the popular pre-university entrance exam Dandara dos Palmares in 2019 and developed under a qualitative methodology. Through the online platform GeoGebraGroups, the materials used were constructed and made available to participants, which, based on the data produced and in the light of the theoretical framework, show that working with the computer provided students with construction and route of the stages of mathematical deductive reasoning permeated with conversions between the semiotic records produced when exploring the mathematical objects under study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 9, no.1 (2020), p. 1-20.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de matematicapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectFuncoespt_BR
dc.subjectRepresentação semióticapt_BR
dc.titleEducação popular e tecnologias digitais : uma experiência no ensino-aprendizagem de funções afins e quadráticaspt_BR
dc.title.alternativePopular education and digital technologies an experience in teaching-learning of affined and quadratic functionsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001116008pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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