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dc.contributor.advisorCogo, Ana Luisa Petersenpt_BR
dc.contributor.authorGaldino, Daniel Magnopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-31T04:13:45Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217009pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Os Massive Open Online Courses (MOOC), modalidade de Educação a Distância (EaD), contribuem para aquisição de competências e habilidades técnicas e relacionais dos enfermeiros, além de abrangerem objetivos de aprendizagem e conhecimentos prévios de cada participante. A Educação Permanente em Saúde (EPS), modelo de educação na saúde em que os processos de ensino e aprendizagem se incorporam ao cotidiano do ambiente de trabalho, torna significativa a agregação de novos conhecimentos e possibilita a transformação das práticas profissionais. Pesquisadores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolveram o MOOC “Avaliação de Enfermagem”, disponibilizado na Plataforma LUMINA da Universidade com fluxo contínuo desde 2017. O estudo pretendeu compreender como enfermeiros avaliam o MOOC bem como as características das atividades de Educação na Saúde que participam. Objetivo: Analisar a avaliação realizada por enfermeiros participantes do MOOC “Avaliação de Enfermagem” enquanto estratégia de educação na saúde. Metodologia: Estudo de abordagem quantitativa e transversal, sendo recorte da pesquisa “Avaliação da participação de estudantes de enfermagem e enfermeiros em um curso online, aberto e massivo (MOOC)” (CAAE 56280516.7.0000.5347). A população de participantes egressos do MOOC “Avaliação de Enfermagem” foi de 2201 no período de setembro de 2017 a abril de 2019. A amostra por conveniência foi de 79 enfermeiros participantes. A coleta de dados foi realizada com o envio de formulário online para todos os egressos. A análise dos dados ocorreu pela estatística descritiva. Resultados: Dos 79 enfermeiros participantes, 63 (79,75%) estavam atuando no momento, principalmente nas áreas de atenção hospitalar (29,1%) e atenção básica (19%). A média de idade foi de 35,9 anos (±9,4). Dos atuantes, 39 (61,05%) referiram realizar somente atividades presenciais em suas instituições, enquanto 16 (25,4%) participavam de atividades EaD e Presenciais. Os 74 (93,6%) enfermeiros que realizaram cursos externos de aperfeiçoamento, o fizeram majoritariamente na modalidade EaD (84,8%). Sobre a preferência metodológica das atividades de educativas que participaram, 59 (74,7%) referiram que a simulação e o vídeo sobre situações cotidianas são os recursos que despertam seu interesse. Sobre o MOOC, 62 (78,4%) concordaram que o conteúdo pode ser utilizado como educação na saúde para enfermeiros, bem como 57 (72,15%) acreditaram que o MOOC tem conteúdo necessário para seu trabalho. Considerações Finais: O estudo demonstrou que o MOOC pode ser utilizado como estratégia educativa para enfermeiros, por possuir atributos que contribuem na sua formação. Recomenda-se o desenvolvimento de novos estudos sobre a utilização de MOOC, compreendendo-o como alternativa para agregar conhecimentos e habilidades aos profissionais da área da saúde.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducação continuada em enfermagempt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titleCurso aberto, online e massivo como estratégia de educação na saúde para enfermeirospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001118897pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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