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dc.contributor.authorCarrion, Rosinha da Silva Machadopt_BR
dc.date.accessioned2010-05-07T04:15:11Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.issn0103-2070pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21688pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse ensaio é analisar a participação da empresa privada no 3o setor. Resultado de pesquisa realizada em quatro dentre as sete instituições gaúchas associadas ao GIFE, que é a entidade que reúne as iniciativas empresariais de maior destaque no campo social no Brasil, esse artigo revela a substituição, nessas instituições, da lógica da caridade pela do investimento social. O que faz com que o ato de doar assuma conotações estratégicas, priorizando ações e projetos que por suas características sejam interpretados como capazes de aportar uma contribuição mais efetiva ao enfrentamento da questão social. Paralelamente, evidencia-se, também, a preferência das instituições gaúchas, mantidas pelo capital privado e associadas ao GIFE, por ações de caráter preventivo, tais como aquelas que visam evitar a marginalização de crianças e adolescentes, em situação de risco social. Entre tais ações pode-se apontar as escolas de iniciação profissional.pt_BR
dc.description.abstractThis study analizes the participation of private business in the Third Sector. It is based on research carried out in four of the seven ‘gaucho’ institutions, affiliated to GIFE, an institution that congregates outstanding business initiatives in the social field in Brazil. The article reveals the move from the ‘logic of charity’ to that of social investment. Thus, the act of giving gains strategic connotations setting a priority on actions and projects that, due to their features, may be interpreted as being capable of contributing more effectively towards the solution of social problems. At the same time, the ‘gaucho’ private business institutions associated to GIFE show a clear preference for preventive actions such as those that aim at keeping children and adolescents from becoming outcasts. Schools providing professional traineeship are among such initiatives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTempo social. São Paulo, SP. Vol. 12, n. 2 (nov. 2000), p. 237-255pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectThird sectoren
dc.subjectOrganizações não governamentais : Empresa privada : Terceiro setor : Sociedadept_BR
dc.subjectOrganizações sem fins lucrativospt_BR
dc.subjectPrivate businessen
dc.subjectCivil Society Organization for Public Interest OSCIP)en
dc.subjectInstitutions and Business Foundations Group (GIFE)en
dc.titleOrganizações privadas sem fins lucrativos : a participação do mercado no terceiro setorpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000296490pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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