Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVitelli, Celsopt_BR
dc.contributor.authorCampos, Fernanda Portopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-17T04:11:30Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216662pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a experiência dos estágios de docência realizados no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Aborda o estudo do uso de objetos do cotidiano na arte e também a utilização desse tema em aulas de Ensino Fundamental e Médio. Destaca os ready mades e objets trouvé, e as notáveis contribuições à História da Arte de artistas como Marcel Duchamp, Salvador Dali, Man Ray e Joseph Kosuth. Nessa direção, esses estudos promovem aproximações de conteúdos pesquisados com as propostas para as aulas de estágios através da apresentação de produções contemporâneas dos artistas Nelson Leirner, Jac Leirner e Sandro Ka. Mostra também as produções dos alunos e as transformações de suas percepções e conhecimentos sobre a arte que utiliza objetos prontos. Conclui pontuando os novos questionamentos que surgiram com a atividade de pesquisa, ressaltando o envolvimento e as transformações ocorridas em sala-de-aula, sinalizando uma das formas de legitimação do conteúdo de arte na escola. Os principais autores utilizados na pesquisa são: Paulo Freire, Raimundo Martins e Irene Tourinho, entre outros.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de artespt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectObjetos artísticospt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.titleAproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidianopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120632pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples