Perspectiva bibliométrica acerca da construção do conhecimento sobre o consumidor dentro da economia comportamental
View/ Open
Date
2020Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Consumidor e Economia comportamental são temas inter-relacionados com grande importância para as ciências econômicas. O estudo busca apresentar como se comportou, em termos de publicação científica, a temática do consumidor e da teoria comportamental na base de dados Scopus, do ano de 1989 até os dias atuais. Foi realizada uma análise bibliométrica com o método quantitativo – descritivo. Foram analisados os dados da literatura científica sobre distribuição temporal, ocorrência de palavras, freq ...
Consumidor e Economia comportamental são temas inter-relacionados com grande importância para as ciências econômicas. O estudo busca apresentar como se comportou, em termos de publicação científica, a temática do consumidor e da teoria comportamental na base de dados Scopus, do ano de 1989 até os dias atuais. Foi realizada uma análise bibliométrica com o método quantitativo – descritivo. Foram analisados os dados da literatura científica sobre distribuição temporal, ocorrência de palavras, frequência de autoria, distribuição geográfica, produção por periódico e produção por instituição. Os resultados sugerem crescimento numérico das publicações relacionadas aos temas; grande representatividade norte americana e da língua inglesa nos estudos; presença de termos da psicologia, política e marketing relacionados à economia. Com este estudo se evidencia a expansão da economia comportamental junto com a busca por métodos que tragam previsões mais acuradas a respeito do comportamento do consumidor. ...
Abstract
Consumer and behavioral economics are interrelated topics of great importance to the economic sciences. The study seeks to present how the consumer theme and behavioral theory behaved in terms of scientific publication in the Scopus database, from the year 1989 to the present day. A bibliometric analysis was performed using the quantitative - descriptive method. Data from the scientific literature on temporal distribution, word occurrence, frequency of authorship, geographical distribution, pro ...
Consumer and behavioral economics are interrelated topics of great importance to the economic sciences. The study seeks to present how the consumer theme and behavioral theory behaved in terms of scientific publication in the Scopus database, from the year 1989 to the present day. A bibliometric analysis was performed using the quantitative - descriptive method. Data from the scientific literature on temporal distribution, word occurrence, frequency of authorship, geographical distribution, production by journal and production by institution were analyzed. The results suggest a numerical growth in publications related to the themes; great North American and English representation in studies; presence of psychology, politics and marketing terms related to economics. This study shows the expansion of behavioral economics together with the search for methods that bring more accurate predictions about consumer behavior. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License