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dc.contributor.advisorOliveira, Júlio César dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Pablo Cardoso dapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-17T04:09:43Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216602pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar o perfil das empresas do setor inovativo no Brasil, assim como analisar a evolução dos principais indicadores de inovação no período 2011-2017. Isso é possível essencialmente pela análise dos dados das três últimas publicações das PINTEC dos anos de 2011, 2014 e 2017. São analisados os principais conceitos das teorias de Schumpeter e dos neoschumpeterianos, o que deu uma base teórica para poder analisar o setor inovativo brasileiro. Em seguida, é apresentado o cenário da economia brasileira, mostrando os principais indicadores demográficos, conjuntura econômica, visão setorial e finalizando com um panorama empresarial. Finalmente, são apresentadas as características das empresas brasileiras a partir das pesquisas de inovações dos últimos três triênios, mostrando o potencial do Brasil para se desenvolver e gerar inovação. Verifica-se um aumento de empresas que inovaram só em produto e nos investimentos em atividades internas de P&D. Entretanto, nota-se a carência de uma cultura de inovação por parte do governo brasileiro, pois se constata a queda do apoio do governo à inovação. Portanto, há uma necessidade de mais financiamento à inovação e diminuição da burocracia por parte do governo, para assim gerar mais incentivos à inovação pelos empresários brasileiros.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this paper is to present the profile of companies in the innovative sector in Brazil, as well as to analyze the evolution of its main indicators of inovattion in the period 2011-2017. This was made possible essentially by analyzing data from the last three PINTEC publications of the years 2011, 2014 and 2017. Main points of Schumpeter’s theory and neo-schumpeterian theories were analyzed, which gave a theoretical basis to be able to analyze the Brazilian innovative sector. Then, the scenario of the Brazilian economy was presented, showing the main demographic indicators, economic situation, sectorial view and ending with a business overview. Finally, the characteristics of Brazilian companies were presented based on research on innovation in the last three years, showing the potential of Brazil to develop and generate innovation. There was an increase in companies that innovated only in products and in investments in internal R&D activities. However, there is a lack of a culture of innovation on the part of the Brazilian government, as it has been noted that government support for innovation has fallen. Therefore, there is a need for more financing for innovation and a reduction in bureaucracy on the part of the government, in order to generate more incentives for innovation by Brazilian businessmen.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectSchumpeteren
dc.subjectNeo-schumpeteriansen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectInnovative entrepreneuren
dc.titleAnálise da evolução do setor inovativo do Brasil : de 2011 a 2017pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120584pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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