Pátio escolar : espaço para ensino e aprendizagem de ciências
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo deste trabalho foi investigar a utilização dos espaços escolares externos - os pátios - por professores e professoras de Ciências. Esses espaços podem representar um recurso importante no apoio a avanços na melhoria do ensino e aprendizagem dessa disciplina. Contudo, no contexto brasileiro, parece existir uma falta de atenção aos pátios escolares, uma vez que o ensino tradicional restringe o processo de ensino e aprendizagem à sala de aula. Foram feitas entrevistas semiestruturadas c ...
O objetivo deste trabalho foi investigar a utilização dos espaços escolares externos - os pátios - por professores e professoras de Ciências. Esses espaços podem representar um recurso importante no apoio a avanços na melhoria do ensino e aprendizagem dessa disciplina. Contudo, no contexto brasileiro, parece existir uma falta de atenção aos pátios escolares, uma vez que o ensino tradicional restringe o processo de ensino e aprendizagem à sala de aula. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com 13 docentes de escolas da rede pública que, durante a sua atuação profissional, usaram os espaços externos como ambientes de ensino. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas através de uma análise de conteúdo, resultando em categorias e subcategorias de análise. A partir das percepções, foi possível concluir que os pátios apresentam um grande potencial pedagógico nas Ciências e são percebidos a partir de múltiplas possibilidades, desde o entendimento destes espaços como ambiente de ensino até a seu efetivo uso para práticas pedagógicas. Os pátios se mostraram locais versáteis permitindo a diversificação de estratégias metodológicas. Apesar das dificuldades elencadas pelos(as) professores(as), muitos pontos positivos foram levantados, como melhoria no aprendizado conceitual dos(as) alunos(as) e nas suas posturas em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Por fim, espera-se que mais pesquisas sejam realizadas nesta temática para que, cada vez mais, os pátios escolares consolidemse e ganhem a atenção e importância que merecem. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License