Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoraes, Jhony Pereirapt_BR
dc.contributor.authorRocha-de-Oliveira, Sidineipt_BR
dc.date.accessioned2020-12-11T04:11:29Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2236-417Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216359pt_BR
dc.description.abstractO artigo objetiva apresentar uma análise bibliométricasobre o tema inserção profissional nos estudos brasileiros, em cinco bases de dados e sem delimitação de série-histórica. Uma busca preliminar em tais bases dados aponta571 artigos que possuemrelação com o tema, porém, somente 51 estudos sãoconsiderados válidos: quatro artigos da base SPELL, 22 artigos da SciELO, três artigos da PePSIC e 22 artigos doportal de periódicos CAPES. Nenhum artigo da base de dados EBSCO atendeao tema e aos critérios estabelecidos na pesquisa. Os trabalhos analisados, independente do ano de publicação ou do cenário socioeconômico que os circundam, problematizam a crisedo mercado de trabalho e da educação, a juventude sob o olhar das desigualdades sociais e econômicas, as iniciativas privadas e públicas, especificamente políticas públicas educacionais e profissionais com atendimento prioritário à camada juvenil de baixarenda; e as identidades, expectativas e experiências profissionais. Contudo, sente-se falta de um avanço no campo, isto é, estudos que renovem as perspectivas de entendimento ou que concentrem ainda mais seus esforços nas realidades investigadas. Percebe-se a possibilidade de associação da teoria de inserção francesa com outros quadros teóricos, pois permite analisar múltiplos grupos sociais.pt_BR
dc.description.abstractThe article aims to present a bibliometric analysis on the theme professional insertion in Brazilian studies, in five databases and without historical series delimitation. A preliminary search in these databases shows 571 articles that are related to the theme, but only 51 studies are considered valid: four articles from SPELL database, 22 articles from SciELO, three articles from PePSIC and 22 articles from the CAPES journal portal.No article in the EBSCO database meets the theme and criteria set out in the survey. The analyzed works, regardless of the year of publication or the socioeconomic scenario that surround them, problematize the crisis of the labor market and education, youth under the perspective of social and economic inequalities, private and public initiatives, specifically educational and public policies. professionals with priority assistance to the low income youth group; and the identities, expectations and professional experiences. However, there is a lack of progress in the field, that is, studies that renew perspectives of understanding or focus even more on the investigated realities. It is possible to associate the French insertion theory with other theoretical frameworks, since it allows to analyze multiple social groups.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas em gestão & conhecimento. João Pessoa. Vol. 9, n. 3 (set./dez. 2019), p. 81-101pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInserção profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional insertionen
dc.subjectLabour marketen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectBibliometric reviewen
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.titleInserção profissional : uma análise bibliométrica dos estudos brasileiros em bases de dados científicaspt_BR
dc.title.alternativeProfessional insertion : a bibliometric analysis of Brazilian studies in scientific databasesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001111360pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples