Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCanto, Natália Rohenkohl dopt_BR
dc.contributor.authorDullius, Andréia Cristinapt_BR
dc.contributor.authorDias, Patríciapt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Marcia Dutra dept_BR
dc.date.accessioned2020-12-11T04:11:18Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1981-982Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216345pt_BR
dc.description.abstractDifferent stakeholders pressure companies to innovate and to include Corporate Social Responsibility (CSR) in their strategy. This article examines how innovation and CSR relate in some Brazilian companies. We conducted a multiple case study with five companies that claim to be highly innovative and to include social and environmental responsibility in their strategic agenda. Results indicate that CSR is mainly employed in a reactive way and cannot be considered strategic in these cases. CSR has a secondary position for these companies, while innovation is prioritized, since it is perceived as a source of value and competitiveness. We found a unilateral relation between the constructs, according to which innovation can generate CSR benefits, but CSR does not generate benefits in terms of innovation. CSR and innovation also exist independently, in a way that not every innovation generates CSR benefits. The paper presents implications and future studies suggestions.en
dc.description.abstractDiferentes stakeholders pressionam as empresas a inovar e a adotar práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Este artigo examina a relação entre inovação e RSC em empresas brasileiras. Realizamos um estudo de caso múltiplo com cinco empresas brasileiras que afirmam ser altamente inovadoras e incluir responsabilidade social e ambiental em sua pauta estratégica. Os resultados indicam que a RSC é empregada, principalmente, de maneira reativa e não pode ser considerada estratégica. A RSC ocupa uma posição secundária nas empresas estudadas, enquanto a inovação é priorizada, já que é considerada fonte de valor e competitividade. Encontramos uma relação unilateral entre os construtos, na qual a inovação pode gerar benefícios de RSC, mas a RSC não gera benefícios de inovação. A RSC e a inovação também existem independentemente, de modo que nem toda inovação gera benefícios em termos socioambientais. O trabalho apresenta implicações e sugestões de estudos futuros.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de gestão social e ambiental. São Paulo. Vol. 14, no. 1 (jan./abr. 2020), p. 93-113pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResponsabilidade social corporativapt_BR
dc.subjectBrazilen
dc.subjectCorporate social responsibilityen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectStrategyen
dc.titleCorporate social responsibility and innovation : a multiple case study with Brazilian companiespt_BR
dc.title.alternativeA relação entre responsabilidade social corporativa e inovação : um estudo de caso múltiplo com empresas brasileiraspt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115451pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples