Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.date.accessioned2020-12-08T04:17:21Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2236-3459pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216181pt_BR
dc.description.abstractNa primeira metade do século XX agentes brasileiros que atuavam no campo dos museus comprometiam-se com o aprimoramento da função social dessas instituições e, nessa perspectiva, a educação em museus protagonizou os debates. Publicações do período revelam estratégias de uma educação para o “povo” por meio dos objetos. O trabalho propõe analisar o Método DuploMuseu, que tinha por objetivo de estimular a percepção visual dos visitantes e intensificar o valor pedagógico dos objetos nas exposições.pt_BR
dc.description.abstractEn la primera mitad del siglo XX, agentes brasileños que actuaban en el campo de los museos se comprometían con el perfeccionamiento de la función social de estas instituciones y, en esta perspectiva, la educación en los museos protagonizó los debates. Publicaciones del período revelan estrategias de una educación para las personas a través de los objetos. El trabajo propone analizar el Método Doble Museo, que tenía por objetivo estimular la percepción visual de los visitantes e intensificar el valor pedagógico de los objetos en las exposiciones.es
dc.description.abstractIn the first half of the twentieth century Brazilian agents working in the field of museums were committed to improving the social function of these institutions and, in this perspective, education in museums led the debates. Publications of the period reveal strategies of an education for the people through objects. This paper proposes to analyze the Double-Museum Method, which aimed to stimulate the visual perception of the visitors and to intensify the pedagogical value of the objects in the exhibitions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista História da Educação. Porto Alegre: Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Vol. 24 (2020), p. 1-30pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em museuspt_BR
dc.subjectCampo de los museoses
dc.subjectMuseus : Históriapt_BR
dc.subjectHistoria de los museoses
dc.subjectEducación en los museoses
dc.subjectEducación visuales
dc.subjectMétodo Doble Museoes
dc.subjectField of museumsen
dc.subjectHistory of museumsen
dc.subjectMuseum educationen
dc.subjectVisual educationen
dc.subjectDouble-Museum Methoden
dc.titlePor uma educação visual a partir dos objetos : debates sobre o método duplo-museu aplicado às exposiçõespt_BR
dc.title.alternativePor una educación visual a partir de los objetos : debate sobre el método doble museo aplicado a las exposicioneses
dc.title.alternativeFor a visual education from objects : debates on the double-museum method applied to the exhibitionsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001119012pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples