Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura
Fecha
2020Otro título
Foreign language teachers' education on digital teaching and learning objects : a systematic literature mapping
Materia
Resumo
Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendiz ...
Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de realizar um levantamento dos ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas. ...
Abstract
The processes of teaching and learning a Foreign Language (FL) mediated by Digital Communication Technology (DCT) can and must go beyond reading on a digital device screen, in other words, these resources can be used to find other paths. DCT offers several possibilities, which allow promoting interaction, collaboration and autonomy so that the student is active and participates in the construction of his own knowledge. In this sense, the Digital Teaching and Learning Objects (DTLO) are configur ...
The processes of teaching and learning a Foreign Language (FL) mediated by Digital Communication Technology (DCT) can and must go beyond reading on a digital device screen, in other words, these resources can be used to find other paths. DCT offers several possibilities, which allow promoting interaction, collaboration and autonomy so that the student is active and participates in the construction of his own knowledge. In this sense, the Digital Teaching and Learning Objects (DTLO) are configured as possibilities to mediate FL teaching and learning. Therefore, teachers need to understand these resources universe. In this sense, the present Systematic Literature Mapping carried out a survey of the existing DTLO for teacher education. The results aggregate discussions and contributions to outline FL teachers’ education on the use and creation of DTLO for their practices. ...
En
Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [15] p.
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40305)Lingüística, Letras y Artes (2737)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License