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dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorAurélio, Keila Kleinpt_BR
dc.date.accessioned2020-11-19T04:16:09Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215217pt_BR
dc.description.abstractO Brasil tem registrado nos últimos anos uma diminuição no número de católicos e a literatura aponta para um processo de destradicionalização e enfraquecimento da fé dentro da família. Uma vez que a família é tida como o principal grupo de referência para uma pessoa, no campo do marketing, e para a Igreja Católica é o principal agente de transmissão da fé, procuramos explorar esse fenômeno social da transmissão da religião através deste ambiente. Para isso, podemos estudar a motivação que os pais têm em participar da Igreja e em transmitir a fé aos seus filhos. Com o objetivo de encontrar os fatores internos e externos que influenciam na motivação dos pais, realizamos uma pesquisa em 2 etapas: uma qualitativa com entrevistas e uma quantitativa com um questionário. A pesquisa confirmou alguns fatores encontrados na literatura, incluindo que os pais percebem benefícios ao aderirem à fé e desejam os mesmos benefícios para seus filhos. Além disso, fatores que são relevantes para a transmissão da fé são a união da família e o exemplo de comportamento dos pais. Visto que os pais percebem o papel da Igreja complementar ao seu na educação religiosa dos filhos, a Igreja tem deve fortalecer as famílias, auxiliando os pais no processo de educação religiosa, fornecendo subsídios e apoio. Como os grupos e pastorais são importantes meios de aprofundamento da fé e engajamento com a Igreja, ela deve também promover estes grupos nas comunidades, suprindo e complementando o trabalho dos pais.pt_BR
dc.description.abstractBrazil has in recent years registered a decrease in the number of Catholics and the literature points to a process of detraditionalization and weakening of faith within the family. Since the family is regarded as the main reference group for a person in the field of marketing, and for the Catholic Church is the main agent of faith transmission, we seek to explore this social phenomenon of the transmission of religion through this environment. For this, we can study the motivation that parents have to participate in the Church and transmit the faith to their children. In order to find the internal and external factors that influence the parent’s motivation, we conducted a research in two phases: a qualitative with interviews and a quantitative with a questionnaire. The research confirmed some factors found in the literature, including that parents perceive benefits in adhering the faith and want the same benefits for their children. In addition, factors that are relevant for the transmission of faith are the union of the family and the example of parental behavior. Since parents realize the Church's complementary role in the religious education of their children, the Church has to strengthen families by assisting parents in the religious education process by providing materials and support. As groups and apostolates are important ways of deepening faith and engaging with the Church, it should also promote these groups in communities, complementing the work of parents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectIgreja católicapt_BR
dc.subjectCatholic churchen
dc.subjectReligious transmissionen
dc.subjectFamilyen
dc.titleTransmissão religiosa na família católica : fatores internos e externos de motivaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119269pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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