Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorCruz, Amanda de Freitas Beckerpt_BR
dc.date.accessioned2020-11-18T04:10:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215114pt_BR
dc.description.abstractO minimalismo é um estilo de vida que consiste na simplificação da vida de uma pessoa ao incentivar um olhar questionador sobre os seus hábitos de consumo e de vida. A ideia por trás é perceber o que importa para si e, a partir disso, reduzir os excessos para viver de forma mais feliz. Mas, enquanto muito se fala sobre as mudanças depois da adoção do minimalismo, as motivações para essa escolha são guardadas para si. Tendo em vista essa lacuna em conteúdo de mídias digitais, este trabalho teve o objetivo de compreender o que levou indivíduos a se tornarem minimalistas e quais foram os impactos em seu consumo. Para tal, foram analisados dados secundários e entrevistas em profundidade com 13 pessoas. Os resultados mostram que a motivação pode ser estimulada pelo interno ou pelo ambiente externo. Além disso, ela está vinculada com a história da pessoa, os motivos mais citados foram uma tomada de consciência e a situação financeira. Quanto às mudanças no consumo, diminuição do consumo de DVDs, livros e roupas foi mais comentado, seguido por alimentação e adoção de atributos sustentáveis. Por fim, os minimalistas manifestam suas definições e comportamentos da mesma forma que o propósito de criação do minimalismo, com atuação apenas no nível individual e sem a intenção de trazer mudanças no coletivo, porém ele mostra potencial através da influência dos minimalistas nas pessoas mais próximas.pt_BR
dc.description.abstractMinimalism is a lifestyle consisted in making life more simple by encouraging a questioning look into one’s consumer and life’s habits. The idea is to realize what truly matters to oneself and from that to reduce the excesses in order to live a happier life. But while changes are broadcasted after adopting minimalism, the motivations for that choice are kept to oneself. In view of this gap in digital media, this paper objectives were to understand what made people become minimalists and what were the impacts in their consumption. For this end, secondary data and in-depth interviews with 13 people were analysed. The results show that the motivation can be stimulated internally or by the external environment. Furthermore, it is tied with one’s history, the most cited motives were a awakening of awareness and the financial situation. As for consumption changes a decrease in DVDs, movies and clothing were brought up more frequently, followed by food intake and adoption of sustainable habits. Lastly, minimalists manifest their definition and behaviours as is the creation purpose of minimalism, directed to the personal level, without intending to bring changes to the collective, but it indicates potential through minimalists influence on their closest relations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMinimalismen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectHábitos de consumopt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectSimplicityen
dc.titleMinimalismo : um estudo sobre motivações e mudanças no consumopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119031pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples