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dc.contributor.advisorZen, Aurora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorSalgado, Bruno Jesus dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2020-11-18T04:09:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215085pt_BR
dc.description.abstractEste estudo consiste em uma pesquisa sobre o processo de formulação e acompanhamento do planejamento estratégico de uma cooperativa do setor de vinícolas localizada na serra do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo foi compreender o processo de construção do planejamento estratégico e seus impactos, levando em consideração a visão de cooperados e ocupantes de cargos de gestão na cooperativa. Para essa finalidade, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória no mês de novembro de 2019, a qual contou com 6 (seis) participantes, além de consulta documental a relatórios da cooperativa. Buscou-se conhecer o processo completo de planejamento estratégico da cooperativa, desde sua fase de concepção, passando pela implementação e acompanhamento, levando em consideração questões sobre o alinhamento de objetivos entre administração e cooperados. Igualmente foram analisadas as percepções dos diferentes atores sobre o impacto que a adoção do planejamento estratégico trouxe para a cooperativa. Assim sendo, foi possível chegar a conclusões sobre o estudo, em que os principais resultados apontaram que os atores se sentem participantes ativos no processo de planejamento estratégico e o enxergam como benéfico para a cooperativa em questão, tais resultados também são endossados pela análise documental que comprova uma melhora da situação financeira da organização a partir da adoção do planejamento estratégico.pt_BR
dc.description.abstractThis study consists of a research about the process of formulation and follow-up of the strategic planning of a winery sector cooperative located in the state of Rio Grande do Sul. The objective was to understand the process of construction of the strategic planning and its impacts, taking consideration of the view of members of the cooperative and the occupants of its management positions. For this purpose, an exploratory qualitative research was carried out in November 2019, which had 6 (six) participants, as well as documentary consultation of cooperative reports. We sought to know the complete process of strategic planning of the cooperative, from its conception phase, through implementation and monitoring, considering questions about the alignment of objectives between management and members. The perceptions of different actors on the impact that the adoption of strategic planning had on the cooperative were also analyzed. Thus, it was possible to reach conclusions about the study, in which the main results indicated that the actors feel active participants in the strategic planning process and see it as beneficial for the cooperative in question, such results are also endorsed by the documentary analysis that proves an improvement in the financial situation of the organization from the adoption of strategic planning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.subjectCooperativismen
dc.subjectViticulturapt_BR
dc.subjectWineryen
dc.titleFormulação e acompanhamento do planejamento estratégico em organizações cooperativas : o caso de uma cooperativa vitivinícola gaúchapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119064pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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