Estágios supervisionados : reflexões sobre a transição de ser estudante para tornar-se professor de Geografia
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como propósito relatar e analisar os Estágios Supervisionados em Geografia III - ensino fundamental - e Geografia IV - ensino médio - , refletindo sobre as percepções d a transição de ser estudante para tornar - se professor de Geografia. O critério para escolha do tema está na constatação de que o Estágio Supervisionado representa o momento crucial para se concluir pelo acerto ou não da escolha do curso e, por consequência, pelo futuro exercício da docência . A partir da expe ...
Este trabalho tem como propósito relatar e analisar os Estágios Supervisionados em Geografia III - ensino fundamental - e Geografia IV - ensino médio - , refletindo sobre as percepções d a transição de ser estudante para tornar - se professor de Geografia. O critério para escolha do tema está na constatação de que o Estágio Supervisionado representa o momento crucial para se concluir pelo acerto ou não da escolha do curso e, por consequência, pelo futuro exercício da docência . A partir da experiência de dois estágios realizados simultaneamente o trabalho procurou seguir uma pesquisa qualitativa com abordagem de observação participante. Para o instrumento de análise recorreu - se a uma aula do ensino fundamental, ministrada no sétimo ano e uma aula ministrada para o segundo ano do ensino médio, assim como a os encontros realizados com os professores supervisores dos referidos estágios. Conclui-se que as aulas devem conter objetivos concretos dentro dos planos de aula e que não há uma maneira - apenas - de ensinar, mas que é necessário buscar e incentivar a autonomia do estudante através da crítica, reflexão e dúvida. ...
Abstract
The present paper aims to analyze and report a Supervised Internship in Geography III – Elementary School - and Geography IV – High School - , observing the perceptions of being a geography student and into becoming a geography teacher. The criteria for selecting this subject is that this Supervised Internship represents the crucial moment when a student realizes if h is choice of course was right and consequently t he future, exercise of teaching. From the experience of these simultaneously pe ...
The present paper aims to analyze and report a Supervised Internship in Geography III – Elementary School - and Geography IV – High School - , observing the perceptions of being a geography student and into becoming a geography teacher. The criteria for selecting this subject is that this Supervised Internship represents the crucial moment when a student realizes if h is choice of course was right and consequently t he future, exercise of teaching. From the experience of these simultaneously performed internships the work sought to follow a qualitative research with a participant observation approach. As an analytical to ol, a seventh - grade elementary school and second year of high school classes were appealed, as well as meetings held with supervisor professors of the relative internships. As a conclusion, classes should contain concrete objectives within the teaching chronograms, taking into consideration that there is not only one correct way of teaching, but it is necessary to seek and encourage students autonomy through criticism, reflection and doubt. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (463)
Este item está licenciado na Creative Commons License