Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorMello, Pedro Dionizio dept_BR
dc.date.accessioned2020-10-15T04:05:45Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214202pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou compreender de que maneira ocorre o processo de construção do conhecimento sociológico escolar. Partimos do pressuposto de que a produção do conhecimento não é apenas uma atividade técnica de transposição didática, mas também – e principalmente – uma forma de relação social entre professor e aluno e entre os próprios alunos. A unidade de análise foi uma turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Municipal de Porto Alegre Emílio Meyer. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a técnica da observação participante. O referencial teórico interligou fundamentos da Teoria Fenomenológica com conceitos da Sociologia da Educação. O estudo apontou para a importância de fatores sociais no desenvolvimento intelectual e na iniciativa mental de alunos e alunas de captar e transformar o que está sendo exposto em sala de aula. Entre esses fatores, podemos citar os laços de confiança, a empatia, a mediação de saberes e de interesses e a construção de interações mais informais em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis research sought to understand how the process of building school sociological knowledge occurs. We start from the assumption that the production of knowledge is not only a technical activity of didactic transposition, but also - and mainly - a form of social relationship between teacher and student and between students themselves. The unit of analysis was a class from the first year of high school at the Municipal School of Porto Alegre Emílio Meyer. Methodological procedures, the participant observation technique was used. The theoretical framework connected the foundations of Phenomenological Theory with concepts from the Sociology of Education. The study pointed to the importance of social factors in the intellectual development and in the mental initiative of students to capture and transform what is being exposed in the classroom. Among these factors, we can mention the bonds of trust, empathy, the mediation of knowledge and interests and the construction of more informal interactions in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectKnowledge constructionen
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.subjectSociology teachingen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectSocial relationshipen
dc.titleO processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001118696pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples