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dc.contributor.advisorAraujo, Lisiane Bizarropt_BR
dc.contributor.authorVargas, Vanessa dept_BR
dc.date.accessioned2020-10-08T04:01:45Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214037pt_BR
dc.description.abstractA prática de mindful eating tem sido proposta para tornar consciente as cognições e afetos, sensações físicas e emocionais que regem o comportamento alimentar. Em jovens adultos, o mindful eating e os afetos durante as refeições podem estabelecer hábitos alimentares duradouros. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre afetos e mindful eating na escolha de alimentar e na redução da fome e apetite em dois ambientes (controlado durante a semana e não controlado no final de semana). Em uma primeira etapa, 152 estudantes universitários foram recrutados no horário do almoço em Restaurantes Universitários (ambientes controlados); em uma segunda etapa, 73 também participaram no horário do almoço nos finais de semana (ambientes não controlados). Usando Avaliação Momentânea Ecológica, os participantes acessaram um formulário online, antes e depois do almoço, respondendo ao questionário de mindful eating, à escala de afetos positivos e negativos, a questões sobre fome e saciedade e fazendo upload de foto do prato servido. No ambiente controlado, os participantes consumiram mais refeições consideradas adequadas por juízes especialistas. Observou-se influência do mindful eating no comportamento alimentar de jovens universitários apenas no ambiente controlado e apenas na redução de apetite, enquanto os afetos contribuíram para a redução do auto-relato de fome nos dois ambientes. Os universitários apresentaram baixos escores de mindful eating e seu comportamento alimentar foi mais influenciado pelos afetos e pelo ambiente. Intervenções que aumentem o mindful eating e consideram o ambiente externo, como cardápio e controle de porções, poderiam promover um comportamento alimentar adequado e duradouro.pt_BR
dc.description.abstractThe practice of mindful eating has been proposed to make cognitions and affect, physical and emotional sensations, that govern eating behavior, conscious. In young adults, mindful eating and affects during meals can establish lasting eating habits. The aim of this study was to investigate the relationship between affections and mindful eating in the choice of food and in reducing hunger and appetite in two environments (controlled during the week and not controlled at the weekend). In a first stage, 152 university students were recruited at lunch in University Restaurants (controlled environments); in a second stage, 73 also participated in lunchtime on weekends (uncontrolled environments). Using Momentary Ecological Assessment, participants accessed an online form, before and after lunch, answering the mindful eating questionnaire, the scale of positive and negative affects, questions about hunger and satiety and uploading a photo of the plate served. In the controlled environment, participants consumed more appropriate meals, according by expert judges. There was an influence of mindful eating on the eating behavior of young university students only in the controlled environment and only in reducing appetite, while affects contributed to the reduction of self-reported hunger in both environments. The university students had low scores of mindful eating and their eating behavior was more influenced by affects and the environment. Interventions that increase mindful eating and consider the external environment, such as menu and portion control, could promote adequate and long-lasting eating behavior.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectMindful Eatingen
dc.subjectAffecten
dc.subjectComportamento alimentarpt_BR
dc.subjectFomept_BR
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectEating Behavioren
dc.subjectAmbientept_BR
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.titleEstudo da influência de afetos, Mindful Eating e ambiente sobre o comportamento alimentar através da Avaliação Momentânea Ecológicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001118329pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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