Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional
dc.contributor.author | Sirianni, Gabrielle Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendel, Kaiane | pt_BR |
dc.contributor.author | Nagasawa, Ellen Yurika | pt_BR |
dc.contributor.author | Schoffen, Juliana Roquele | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-26T04:08:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-3640 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/213764 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo visa a apresentar algumas das pesquisas desenvolvidas a partir da disponibilização pública do Acervo Celpe-Bras. Lançado em 2014, o Acervo compilou e disponibilizou publicamente as provas já aplicadas, manuais, legislação e trabalhos acadêmicos realizados sobre o Celpe-Bras, possibilitando novas pesquisas sobre o exame. Dentre as pesquisas possibilitadas pelo Acervo está a descrição e categorização das tarefas da Parte Escrita do exame, cujos resultados fornecem subsídios para novas especificações para o Celpe-Bras (Schoffen et al., 2018). Baseado nessa descrição, foi elaborado um curso de preparação ao exame que considera, para propor sequências didáticas, as características mais recorrentes nas provas. As pesquisas realizadas a partir da disponibilização do Acervo o consolidam como um marco na história do exame ao democratizar o acesso aos materiais do Celpe-Bras para professores, examinandos e pesquisadores interessados em ensino, aprendizagem e avaliação de proficiência em Português como Língua Adicional. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to present some of the research developed since the public availability of Acervo Celpe-Bras. Launched in 2014, Acervo compiled and made available past tests, manuals, legislation and academic research about Celpe-Bras, allowing new investigations to be conducted about the exam. Among the research made possible by Acervo are the description and categorization of the Written Part tasks of the exam, which provides resources for new Celpe-Bras specifications (Schoffen et al., 2018). Based on this description, a test preparation course was produced, which considers, in order to propose didactic sequences, the most recurrent characteristics of the tests. The research projects developed since the launch of Acervo consolidate it as a milestone in the history of the exam by promoting a more democratic access to the materials of Celpe-Bras for teachers, test takers and researchers interested in teaching, learning and assessing Portuguese as an Additional Language. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 1 (Jan./June 2019), e33233, 19 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Celpe-Bras Exam | en |
dc.subject | Língua adicional | pt_BR |
dc.subject | Acervo Celpe-Bras | en |
dc.subject | Proficiência | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Proficiency assessment | en |
dc.subject | Exame Celpe-Bras | pt_BR |
dc.title | Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional | pt_BR |
dc.title.alternative | The outcomes of Acervo Celpe-Bras for teaching, learning, assessment and research in Portuguese as an additional language | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001116866 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39774)Linguística, Letras e Artes (2707)