Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSirianni, Gabrielle Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorMendel, Kaianept_BR
dc.contributor.authorNagasawa, Ellen Yurikapt_BR
dc.contributor.authorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.date.accessioned2020-09-26T04:08:49Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2178-3640pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213764pt_BR
dc.description.abstractEste artigo visa a apresentar algumas das pesquisas desenvolvidas a partir da disponibilização pública do Acervo Celpe-Bras. Lançado em 2014, o Acervo compilou e disponibilizou publicamente as provas já aplicadas, manuais, legislação e trabalhos acadêmicos realizados sobre o Celpe-Bras, possibilitando novas pesquisas sobre o exame. Dentre as pesquisas possibilitadas pelo Acervo está a descrição e categorização das tarefas da Parte Escrita do exame, cujos resultados fornecem subsídios para novas especificações para o Celpe-Bras (Schoffen et al., 2018). Baseado nessa descrição, foi elaborado um curso de preparação ao exame que considera, para propor sequências didáticas, as características mais recorrentes nas provas. As pesquisas realizadas a partir da disponibilização do Acervo o consolidam como um marco na história do exame ao democratizar o acesso aos materiais do Celpe-Bras para professores, examinandos e pesquisadores interessados em ensino, aprendizagem e avaliação de proficiência em Português como Língua Adicional.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to present some of the research developed since the public availability of Acervo Celpe-Bras. Launched in 2014, Acervo compiled and made available past tests, manuals, legislation and academic research about Celpe-Bras, allowing new investigations to be conducted about the exam. Among the research made possible by Acervo are the description and categorization of the Written Part tasks of the exam, which provides resources for new Celpe-Bras specifications (Schoffen et al., 2018). Based on this description, a test preparation course was produced, which considers, in order to propose didactic sequences, the most recurrent characteristics of the tests. The research projects developed since the launch of Acervo consolidate it as a milestone in the history of the exam by promoting a more democratic access to the materials of Celpe-Bras for teachers, test takers and researchers interested in teaching, learning and assessing Portuguese as an Additional Language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 1 (Jan./June 2019), e33233, 19 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCelpe-Bras Examen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectAcervo Celpe-Brasen
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectProficiency assessmenten
dc.subjectExame Celpe-Braspt_BR
dc.titleOs desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicionalpt_BR
dc.title.alternativeThe outcomes of Acervo Celpe-Bras for teaching, learning, assessment and research in Portuguese as an additional language en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001116866pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples