Show simple item record

dc.contributor.advisorGavioli, Izabela Lucchesept_BR
dc.contributor.authorMajorczyk, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-26T04:08:22Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213743pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo reconhecer os processos cognitivos envolvidos na prática de dança. Algumas questões são levantadas: quais são os processos neurológicos desenvolvidos no indivíduo que dança? Como o cérebro fica responsável pelo comando e a execução de movimentos complexos e coordenados? Quais são os benefícios que a dança pode trazer para a saúde mental e emocional? A partir dessas questões inicia-se uma pesquisa bibliográfica para responder a estas questões a partir das interfaces da neurociência com a dança. O estudo caracteriza-se por ser uma revisão narrativa de literatura, envolvendo temas como: neurociência, memória, habilidades cognitivas e a dança. A motivação surge através de experiências particulares para um estudo mais amplo e aprofundado. Pela perspectiva dos processos cognitivos, podemos ter outra compreensão do corpo que dança, enfatizando as habilidades desenvolvidas através da dança e os benefícios que essa prática pode trazer para seus praticantes.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to recognize the cognitive processes involved in dance practice. Some questions are raised: what are the neurological processes developed in the dancing subject? How is the brain responsible for commanding and executing complex and coordinated movements? What are the benefits dance can bring to mental and emotional health? These questions motivated a bibliographical research highlighting the interfaces of neuroscience with dance. The study is characterized as a narrative literature review, involving topics such as: neuroscience, memory, cognitive skills and dance. Motivation arises through particular experiences for broader and deeper study. From the perspective of cognitive processes, another understanding of the dancing body is possible, emphasizing the developed skills and the benefits that this practice can bring to its practitioners.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNeuroscienceen
dc.subjectNeurociência cognitivapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectCognitionen
dc.titleA prática de dança e os benefícios para a saúde mental e emocionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113643pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record