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dc.contributor.advisorHaas, Aline Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorPanosso, Isabelapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-26T04:08:11Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213735pt_BR
dc.description.abstractO turnout é uma habilidade básica requerida no ballet para a execução dos movimentos da dança. Porém, sem o adequado alinhamento corporal pode ser prejudicial a seus praticantes. O condicionamento físico de bailarinos é trabalhado e adquirido por meio de vários tipos de treinamento, dentre os quais se destaca o Método Pilates. Assim, o presente estudo visa avaliar o efeito de um programa de treinamento de 24 sessões de Mat Pilates sobre o alinhamento do turnout de jovens bailarinas clássicas no movimento do demi-plié. Trata-se de um ensaio clínico não-randomizado, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFRGS. A amostra foi composta por 11 jovens bailarinas (12±2 anos), que praticam aulas de ballet clássico em média 3,5 vezes na semana. A mesma foi dividida em dois grupos: pilates (GP=5) e controle (GC=6). O GP participou de aulas de Mat Pilates duas vezes por semana, totalizando 24 sessões. Para verificar a alinhamento do turnout, foi utilizado o sistema de Cinemetria BTS em ambos os grupos, antes do início das aulas de Pilates e após 24 sessões. As medidas analisadas foram: variação da rotação da articulação do quadril, joelho e tornozelo, separadamente, variação do alinhamento joelho-pé, e ângulo médio entre os pés. Foi aplicado o teste de Mann-Whitney, para verificar as interações intra e inter-grupos. O tamanho de efeito foi calculado a partir do teste de Cohen e o intervalo de confiança adotado foi de 95%. Não houve diferenças significativas em nenhuma das interações, porém, levando em consideração os tamanhos de efeito encontrados, é possível verificar a diferença inicial dos grupos, dificultando a comparação dos resultados, além de observar a diferença entre os lados (direito e esquerdo). Ambos os grupos aumentaram a variação da articulação do quadril no momento pós-intervenção, apresentando um tamanho de efeito moderado. Em relação ao joelho, foi encontrada uma melhora com tamanho de efeito moderado apenas para o GC no lado esquerdo. Já no tornozelo, apesar dos grupos terem sido muito heterogêneos, nenhum apresentou diferença significativa no momento pós-intervenção. No alinhamento joelho-pé, os dois grupos aumentaram a variação, apresentando tamanhos de efeito moderados em ambos os lados. Foi encontrada uma diminuição do ângulo médio entre os pés, havendo um tamanho de efeito moderado para o GC. Podemos concluir que o programa de Mat Pilates proposto não apresentou efeito significativo na melhora no alinhamento do turnout de jovens bailarinas clássicas no movimento do demi-plié. Acredita-se que um protocolo de exercícios mais específico para o trabalho do turnout poderá ser mais efetivo. Como limitações do estudo, considera-se o pequeno número amostral, a não randomização da amostra e a característica heterogênea dos grupos.pt_BR
dc.description.abstractTurnout is a basic skill required in ballet to perform dance movements. However, without proper body alignment it can be harmful to its practitioners. The physical fitness of dancers is worked and acquired through various types of training, among which stands out the Pilates Method. Thus, the present study aims to evaluate the effect of a Mat Pilates 24-session training program on the turnout alignment of young classical dancers in the demi-plié movement. This is a nonrandomized clinical trial approved by the UFRGS Research Ethics Committee. The sample consisted of 11 young ballerinas (12 ± 2 years), who practice classical ballet classes on average 3.5 times a week. It was divided into two groups: pilates (GP = 5) and control (GC = 6). The GP attended Mat Pilates classes twice a week for a total of 24 sessions. To verify the turnout alignment, the BTS Kinematics system was used in both groups, before the beginning of Pilates classes and after 24 sessions. The measures analyzed were: hip, knee and ankle joint rotation variation, separately, knee-foot alignment variation, and mean angle between the feet. The Mann-Whitney test was applied to verify intra and intergroup interactions. The effect size was calculated from the Cohen test and the confidence interval adopted was 95%. There were no significant differences in any of the interactions, however, considering the effect sizes found, it is possible to verify the initial difference of the groups, making it difficult to compare the results, and to observe the difference between the sides (right and left). Both groups increased hip joint variation at the post intervention moment, with a moderate effect size. Regarding the knee, an improvement with moderate effect size was found only for the CG on the left side. In the ankle, although the groups were very heterogeneous, none of them showed significant difference in the post intervention moment. In knee-foot alignment, both groups increased the variation, showing moderate effect sizes on both sides. A decrease in the average angle between the feet was found, with a moderate effect size for the CG. We can conclude that the proposed Mat Pilates program had no significant effect on improving the turnout alignment of young classical dancers in the demi-plié movement. It is believed that a more specific exercise protocol for turnout work could be more effective. The study limitations include the small sample number, non-randomization of the sample and the heterogeneous characteristics of the groups.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanceen
dc.subjectPilatespt_BR
dc.subjectBalépt_BR
dc.subjectPilates methoden
dc.subjectBalleten
dc.titleEfeitos do Método Pilates no alinhamento do turnout de jovens bailarinas clássicas no movimento do demi-pliépt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113635pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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