Adaptação da ferramenta QFD para análise da potencialidade de ITS na segurança viária
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2019Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A complexidade da interação entre veículo, homem e via dificulta a escolha de intervenções apropriadas à gestão da segurança viária. Cabe ao gestor escolher aquelas que atendam às demandas de segurança dos usuários e que sejam técnica e operacionalmente viáveis. Este artigo propõe uma ferramenta de suporte à decisão na gestão da segurança viária com uma adaptação da ferramenta QFD (Quality Function Deployment), a qual se deu o nome de SFD (Safety Function Deployment). Sua estrutura e uso são ap ...
A complexidade da interação entre veículo, homem e via dificulta a escolha de intervenções apropriadas à gestão da segurança viária. Cabe ao gestor escolher aquelas que atendam às demandas de segurança dos usuários e que sejam técnica e operacionalmente viáveis. Este artigo propõe uma ferramenta de suporte à decisão na gestão da segurança viária com uma adaptação da ferramenta QFD (Quality Function Deployment), a qual se deu o nome de SFD (Safety Function Deployment). Sua estrutura e uso são apresentados em uma aplicação voltada à escolha de Sistemas Inteligentes de Transportes (Intelligent Transportation Systems). Entre os resultados, destaca-se que, embora o requisito de segurança demandada “Condução livre de efeito de álcool/drogas” tenha sido priorizado por especialistas, o item priorizado pela aplicação do SFD não está diretamente ligado a esse requisito, e sim ao controle da velocidade, visto que ele atende a outros requisitos de segurança demandada e restrições incluídas na análise realizada. ...
Abstract
The complexity of the interaction between vehicle, human and road hampers the choice of appropriate interventions for road safety management. It is up to the manager to choose those that meet user’s safety demands and that are both technically and operationally feasible. This paper proposes a decision support tool for road safety management with an adaptation of the QFD (Quality Function Deployment) tool, which was named SFD (Safety Function Deployment). Its structure and use are presented in a ...
The complexity of the interaction between vehicle, human and road hampers the choice of appropriate interventions for road safety management. It is up to the manager to choose those that meet user’s safety demands and that are both technically and operationally feasible. This paper proposes a decision support tool for road safety management with an adaptation of the QFD (Quality Function Deployment) tool, which was named SFD (Safety Function Deployment). Its structure and use are presented in an application aimed at the choice of Intelligent Transportation Systems. Among the results, it is worth highlighting that, although the safety requirement demanded “alcohol/drug free driving” has been prioritized by specialists, the item prioritized by the application of the SFD is not directly linked to that requirement but to speed control, since such ITS meets several other road safety requirements demanded and constraints included in the analysis performed. ...
In
Carlos Eduardo Sanches de Andrade (Org.). O desenvolvimento sustentável do sistema de transportes do Brasil [recurso eletrônico]. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. Cap. 1, p.1-16
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