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dc.contributor.advisorMeyer, Dagmar Elisabeth Estermannpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Helena Dória Lucas dept_BR
dc.date.accessioned2010-04-30T04:16:11Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21369pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação inscreve-se nos campos dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais que se aproximam dos referenciais pós-estruturalistas, apoiados na teorização de Michel Foucault. Examino que pedagogias financeiras para a infância se constituem na articulação dos discursos da Educação Matemática com os discursos do senso comum, produzindo modos de lidar com dinheiro que educam crianças urbanas inseridas em processos de escolarização contemporâneos. Analiso práticas culturais implicadas no uso do dinheiro, relatadas em diários e entrevistas de crianças que cursavam a quarta série e apresentadas como enredos de problemas escolares de duas coleções de livros didáticos de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Descrevo uma discursividade sobre modos de gerenciar o dinheiro que circulam em várias instâncias culturais, especificamente nos conhecimentos matemáticos escolares. Buscando convergências, reiterações e rupturas entre os discursos veiculados nos materiais empíricos produzidos, e ainda problematizando os efeitos de uma educação financeira ativada por experts, argumento que a naturalização da posse de recursos financeiros e a invisibilidade da imprescindível necessidade dos mesmos na ação de comprar são elementos do campo discursivo analisado que, ao se articularem com a incitação ao consumo, produzem uma pedagogia financeira que apaga as diferenças e as desigualdades sociais existentes. Ainda questiono os atravessamentos de gênero que estão contidos nessas pedagogias que diferenciam meninos de meninas em seus modos de conseguir, gastar e guardar dinheiro, além de reforçar noções conflitantes de feminilidades e masculinidades.pt_BR
dc.description.abstractThis research appears within the fields of Gender Studies and Cultural Studies approaching post-structuralist references, supported by the theory of Michel Foucault. I examine which financial pedagogies for childhood are made on the articulation of Mathematics Education discourses with the common-sense discourse, producing ways to deal with money that educate urban children allocated in contemporary schooling processes. I analyze cultural practices involved in the use of money, reported in diaries and interviews of children who attended the fourth grade and presented as plots for school problems of two collections of Mathematics books for the early years of elementary school. I describe a discursivity about ways of managing money that travels in diverse cultural instances, specifically in the mathematical knowledge from school. Seeking similarities, repetitions and breaks between discourses conveyed through empirical materials produced, and even questioning the effects of financial education activated by experts, I argue that the naturalization of financial resources possession and the invisibility of their essential needs in the action of buying are elements of the discursive field analyzed, that, by relating with the encouragement to consume, produces a financial pedagogy that erases differences and social inequalities. I still question the gender crossings that are contained in these pedagogies that differentiate boys from girls in their ways of getting, spending and saving money, and enhance conflicting notions of femininity and masculinity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectPost-structuralist gender studiesen
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectElementary school early yearsen
dc.titleEntre mesadas, cofres e práticas matemáticas escolares : a constituição de pedagogias financeiras para a infânciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000736885pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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