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dc.contributor.authorDutra, Rogério Severianopt_BR
dc.contributor.authorDutra, Giselle Bezerra Mesquitapt_BR
dc.contributor.authorParente, Paulo Henrique Nobrept_BR
dc.contributor.authorPaulo, Edilsonpt_BR
dc.date.accessioned2020-09-23T04:02:25Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0104-4036pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213647pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa investigou os níveis diferenciados da proficiência obtida pelos Institutos Federais do Brasil no ENEM, pois se compreende que as políticas públicas adotadas nacionalmente para a Rede Federal de Ensino fortalecem ao longo do tempo a oferta de ensino. Para atendimento do objetivo proposto, a população estudada foi composta por todos os Institutos Federais do Brasil que divulgaram dados referentes à proficiência educacional obtida pelas médias das áreas do conhecimento do ENEM, por escola, extraídos do sítio eletrônico do INEP no período de 2011 a 2015. O percurso metodológico foi estabelecido por métodos estatísticos univariados de medidas de tendência central, de dispersão, de correlação e de comparação de médias entre as variáveis. Com base nos achados, verificou-se que o desempenho dos Institutos Federais do Brasil tende a ser crescente e significante no transcorrer dos anos, tanto quando avaliado como rede de ensino, quanto quando avaliado por região.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Vol. 27, n. 104 (jul./set. 2019), p. 631-653pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleO que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001116724pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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