Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorTutikian, Bernardo Fonsecapt_BR
dc.contributor.authorSimonetti, Camilapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-02T03:39:17Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213297pt_BR
dc.description.abstractA deposição inadequada de pneus inservíveis é um caso de destaque quando se discute a mitigação de impactos sanitários e ambientais, fato que tem motivado várias pesquisas sobre possíveis métodos de aproveitamento desse tipo de rejeito. A construção civil vem se mostrando como uma consumidora potencial de resíduos, dada a sua capacidade de absorver grandes quantidades de material, a busca por alternativas para superar a escassez de matérias-primas naturais, o interesse em reduzir a pegada ambiental das obras e a boa capacidade de encapsulamento de diversos contaminantes pelas matrizes de concreto. A possibilidade de incorporação de resíduos reciclados de pneus inservíveis em concreto já foi consolidada em pesquisas anteriores. Entretanto, nota-se uma lacuna acerca do desempenho desses concretos quando submetidos a elevadas temperaturas. O presente trabalho busca avaliar o comportamento ao fogo de placas de vedação de concreto, elaboradas com material reaproveitado de pneus inservíveis, empregando tanto a fibra metálica reciclada quanto agregado reciclado da borracha. O programa experimental envolveu a caracterização de propriedades físicas e mecânicas dos concretos, além de ensaios de reação e de resistência ao fogo. Além do concreto referência sem resíduos, foram testados traços com substituição de agregado miúdo por agregado reciclado de borracha nas proporções de 5% e 10%, em volume; e outras misturas com adição de teores de fibra metálica reciclada de pneus da ordem de 0,5% e 1,5%, em volume. Quanto à reação ao fogo, os resultados obtidos indicam que os concretos com resíduos de pneu testados, exceto o concreto referência, são classificados como combustíveis, devido à ocorrência de chamejamento durante o ensaio de incombustibilidade. Não houve propagação de chamas, nem registro de emissão de fumaça significativo. Quanto à resistência ao fogo, os concretos com fibra metálica reciclada, e com 5% de borracha, evidenciaram comportamento similar ao concreto referência frente aos parâmetros verificados durante este ensaio. Já o concreto com 10% de borracha registrou desplacamento explosivo e resultou em desempenho inferior em termos de isolamento térmico e de estanqueidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Convêniospt_BR
dc.subjectPneus : Reciclagempt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectProteção contra incêndiopt_BR
dc.titleAvaliação do comportamento ao fogo de placas de vedação de concreto com inserção de resíduos de pneus inservíveispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSilva Filho, Luiz Carlos Pinto dapt_BR
dc.identifier.nrb001117662pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOSpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.localSão Leopoldo, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem