Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.contributor.authorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.date.accessioned2010-04-27T04:17:08Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1679-3951pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21298pt_BR
dc.description.abstractDadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel para as organizações e a sociedade, sugere-se a necessidade de ampliar perspectivas para a educação gerencial. Esta vem recebendo críticas de correntes que destacam tanto a importância da reflexão como da reflexão crítica para a aprendizagem. Apresenta-se um levantamento de estudos brasileiros realizados sobre aprendizagem gerencial que corrobora a importância de ambas nos seus processos de aprendizagem, embora a reflexão crítica ainda seja pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Propõe-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para a aprendizagem gerencial, suscitando reflexões críticas que favoreçam o pensamento autônomo e a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais.pt_BR
dc.description.abstractDue to the growing learning requests demanded of managers in the actual context and the importance of their role for organizations and society, the need for broadening management education perspectives is suggested. Business education have been criticized either by scholars that point out the reflection importance as by those that emphasize the critical reflection role for management learning. The article presents Brazilian studies developed in the management learning field which corroborate the reflection and the critical reflection importance in learning processes, although the last one is still least evident in business or in management education. It is proposed that transformative learning theory might contribute to management learning, stimulating critical reflection that favors autonomous thinking and liberates conditioned assumptions about the world, about others and themselves, crucial for work, citizenship and for moral decision making.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos EBAPE.BR. Vol.8, n.1 (mar. 2010), p.19-37, artigo 2pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearningen
dc.subjectAprendizagem : Administracaopt_BR
dc.subjectManagersen
dc.subjectFormacao profissional : Administradorpt_BR
dc.subjectGerentept_BR
dc.subjectManagement educationen
dc.subjectCritical reflectionen
dc.subjectTransformative learningen
dc.titleAprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencialpt_BR
dc.title.alternativeTransformative learning: a critical reflection in managerial education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000734256pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples