Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial
dc.contributor.author | Closs, Lisiane Quadrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Antonello, Cláudia Simone | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-04-27T04:17:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-3951 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/21298 | pt_BR |
dc.description.abstract | Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel para as organizações e a sociedade, sugere-se a necessidade de ampliar perspectivas para a educação gerencial. Esta vem recebendo críticas de correntes que destacam tanto a importância da reflexão como da reflexão crítica para a aprendizagem. Apresenta-se um levantamento de estudos brasileiros realizados sobre aprendizagem gerencial que corrobora a importância de ambas nos seus processos de aprendizagem, embora a reflexão crítica ainda seja pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Propõe-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para a aprendizagem gerencial, suscitando reflexões críticas que favoreçam o pensamento autônomo e a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Due to the growing learning requests demanded of managers in the actual context and the importance of their role for organizations and society, the need for broadening management education perspectives is suggested. Business education have been criticized either by scholars that point out the reflection importance as by those that emphasize the critical reflection role for management learning. The article presents Brazilian studies developed in the management learning field which corroborate the reflection and the critical reflection importance in learning processes, although the last one is still least evident in business or in management education. It is proposed that transformative learning theory might contribute to management learning, stimulating critical reflection that favors autonomous thinking and liberates conditioned assumptions about the world, about others and themselves, crucial for work, citizenship and for moral decision making. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos EBAPE.BR. Vol.8, n.1 (mar. 2010), p.19-37, artigo 2 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Aprendizagem : Administracao | pt_BR |
dc.subject | Managers | en |
dc.subject | Formacao profissional : Administrador | pt_BR |
dc.subject | Gerente | pt_BR |
dc.subject | Management education | en |
dc.subject | Critical reflection | en |
dc.subject | Transformative learning | en |
dc.title | Aprendizagem transformadora : a reflexão crítica na formação gerencial | pt_BR |
dc.title.alternative | Transformative learning: a critical reflection in managerial education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000734256 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)