Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRocha-de-Oliveira, Sidineipt_BR
dc.contributor.authorPiccinini, Valmiria Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-27T04:17:06Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1679-3951pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21294pt_BR
dc.description.abstractAinda hoje, a busca pela precisão numérica capaz de ser validada, confirmada e replicada representa a principal forma de construção de conhecimento em diversas áreas das ciências sociais. A pesquisa qualitativa, embora tenha ampliado seu espaço e ganhado destaque, ainda é questionada por alguns pesquisadores, os quais acreditam que esta não possui o mesmo rigor de coleta e de análise de dados da pesquisa quantitativa, bem como não tem a força da generalização dos resultados encontrados. Neste breve ensaio, busca-se discutir dois elementos de rigor da pesquisa qualitativa: a validade e a reflexividade. Primeiramente, é realizada uma apresentação teórica buscando definir e discutir o conceito de validade, como destacar ainda diferentes interpretações que podem ser dadas para o termo em diferentes correntes epistemológicas. Já com o conceito de reflexividade se destaca a importância da análise crítica da própria ciência, com ênfase no posicionamento e na atuação do pesquisador ao conduzir seus trabalhos e a relação que estabelece com os sujeitos de sua pesquisa. Para finalizar, são apresentadas algumas considerações sobre a construção de conhecimento no campo científico e a atuação do pesquisador.pt_BR
dc.description.abstractUntil today, the search for numerical accuracy, capable of being validated, confirmed and reproduced, represents the main form of knowledge construction in several areas of social science. While qualitative research has widened its range and gained distinction, its value is questioned by some researchers who believe that it has neither the same rigour in the collection and analysis of data as quantitative research nor capacity for generalization of the results. In this short essay, an attempt is made to discuss two elements of rigour in qualitative research: validity and reflexivity Firstly, a theoretical review is carried out in an effort to define and discuss the concept of validity, as well as highlight the different interpretations given to the term in different epistemological currents. With regard to the concept of reflexivity, the paper highlights the importance of adopting a critical analysis of science with emphasis on the position and actions of the researcher when performing his/her work and the relation that is established with the subjects under study. To finish, some remarks are offered on the construction of knowledge in the scientific field and the role of researcher.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos EBAPE.BR. Vol.7, n.1, (mar. 2009), art.6pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectValidityen
dc.subjectReflexivityen
dc.subjectCiências sociaispt_BR
dc.subjectQualitative researchen
dc.subjectColeta de dadospt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectReflexividadept_BR
dc.subjectValidadept_BR
dc.titleValidade e reflexividade na pesquisa qualitativapt_BR
dc.title.alternativeValidity and reflexivity in qualitative research en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000730861pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples