Projeto de um jogo digital em realidade virtual para o público sênior
dc.contributor.author | Pillon, Carolina Bravo | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Regio Pierre da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-05T03:39:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/212674 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste capítulo é apresentar o projeto de um jogo digital em realidade virtual que visa auxiliar na reabilitação virtual dos idosos. Essa pesquisa é caracterizada como qualitativa e quantitativa do tipo design science research. Trata-se de um método de pesquisa, o qual permite o desenvolvimento e a avaliação de artefatos para a solução de uma classe de problemas. Já a metodologia que norteou o projeto foi baseada no modelo proposto por autores conhecidos na área do Design. O projeto e desenvolvimento do artefato foram divididos em quatro etapas, sendo elas: projeto informacional, projeto conceitual, projeto preliminar e projeto detalhado. No projeto informacional, as necessidades dos usuários seniores foram coletadas a partir da revisão de literatura e foram convertidas em especificações de projeto. No projeto conceitual, dedicou-se à geração de alternativas, assim como a seleção daquela que melhor atendeu aos requisitos de usuários. No projeto preliminar, definiu-se o layout final do artefato digital. No projeto detalhado, foi feita a apresentação detalhada da proposta e do protótipo do artefato para que possa ser testada com os idosos. Como resultado, apresenta-se o processo de desenvolvimento de um jogo digital em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos. Em uma etapa posterior, pretende-se avaliar o jogo digital proposto com um grupo de usuários seniores para verificar as suas percepções a respeito do artefato digital proposto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 296-314 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Idosos | pt_BR |
dc.title | Projeto de um jogo digital em realidade virtual para o público sênior | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001116744 | pt_BR |
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