O ensino do método e a compreensão da oportunidade de projetos : por que é importante problematizar no design?
dc.contributor.author | Selau, Luiza Grazziotin | pt_BR |
dc.contributor.author | Linden, Júlio Carlos de Souza van der | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Carlos Alberto Miranda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-05T03:39:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/212648 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente capítulo expõe uma revisão sobre o ensino dos métodos de projeto em design e destaca a relevância de uma das etapas propostas nos mesmos. O ensino do método de projeto em design tem papel central na maioria dos cursos de graduação, porém o designer ainda é reconhecido mais pela parte criativa de seu trabalho do que pela capacidade sistemático-dinâmica que possui ao trabalhar com tantas informações, áreas e demandas diversas ao longo de um projeto. Por isso a etapa de projeto evidenciada é a de problematização, que proporciona clareza, base de conhecimento e direcionamentos ao designer para projetar. Por meio de pesquisa que explora o que já está posto na teoria consolidada sobre os assuntos, apresenta-se fundamentação teórica abordando o contexto de sala de aula a nível de graduação em design e discute a postura que o acadêmico pode aprender a assumir para sua atividade profissional a fim de realçar sua importância no processo de projetos interdisciplinares com problemas complexos. O recorte exposto faz parte de uma tese de doutorado que explicita o tema relacionado a problematização e suas implicações em projetos acadêmicos. Por fim, o presente trabalho mostra que é possível reforçar características da atuação do designer como diferencial intrínseco da área em projetos dinâmicos e mal estruturados, mostrando uma possibilidade de atuação já falada na área, mas que ainda precisa ser explorada e encorajada, pelo mercado e pela academia, respectivamente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 657-675 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.title | O ensino do método e a compreensão da oportunidade de projetos : por que é importante problematizar no design? | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001116801 | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Livros e Capítulos de Livros (5959)Ciências Sociais Aplicadas (1160)