Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSelau, Luiza Grazziotinpt_BR
dc.contributor.authorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Carlos Alberto Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-05T03:39:09Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212648pt_BR
dc.description.abstractO presente capítulo expõe uma revisão sobre o ensino dos métodos de projeto em design e destaca a relevância de uma das etapas propostas nos mesmos. O ensino do método de projeto em design tem papel central na maioria dos cursos de graduação, porém o designer ainda é reconhecido mais pela parte criativa de seu trabalho do que pela capacidade sistemático-dinâmica que possui ao trabalhar com tantas informações, áreas e demandas diversas ao longo de um projeto. Por isso a etapa de projeto evidenciada é a de problematização, que proporciona clareza, base de conhecimento e direcionamentos ao designer para projetar. Por meio de pesquisa que explora o que já está posto na teoria consolidada sobre os assuntos, apresenta-se fundamentação teórica abordando o contexto de sala de aula a nível de graduação em design e discute a postura que o acadêmico pode aprender a assumir para sua atividade profissional a fim de realçar sua importância no processo de projetos interdisciplinares com problemas complexos. O recorte exposto faz parte de uma tese de doutorado que explicita o tema relacionado a problematização e suas implicações em projetos acadêmicos. Por fim, o presente trabalho mostra que é possível reforçar características da atuação do designer como diferencial intrínseco da área em projetos dinâmicos e mal estruturados, mostrando uma possibilidade de atuação já falada na área, mas que ainda precisa ser explorada e encorajada, pelo mercado e pela academia, respectivamente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 657-675pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.titleO ensino do método e a compreensão da oportunidade de projetos : por que é importante problematizar no design?pt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001116801pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples