A Intertextualidade na composição de canção popular : um relato pessoal acerca da produção do EP “Nada Diferente”
Fecha
2019Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
A intertextualidade como fenômeno já foi estudada por diversos autores, tanto no campo da literatura, representada por Julia Kristeva (1969) e Harold Bloom (1973) quanto na área da música, com Joseph Straus (1990), Kevin Korsyn (1991) e Charles Rosen (1980) e ainda em relativamente recentes publicações nacionais que se baseiam nesses autores, como por exemplo os trabalhos de Barbosa e Barranechea (2003) e Escudeiro (2012). No presente trabalho, busco expressar um relato pessoal do uso da intert ...
A intertextualidade como fenômeno já foi estudada por diversos autores, tanto no campo da literatura, representada por Julia Kristeva (1969) e Harold Bloom (1973) quanto na área da música, com Joseph Straus (1990), Kevin Korsyn (1991) e Charles Rosen (1980) e ainda em relativamente recentes publicações nacionais que se baseiam nesses autores, como por exemplo os trabalhos de Barbosa e Barranechea (2003) e Escudeiro (2012). No presente trabalho, busco expressar um relato pessoal do uso da intertextualidade como ferramenta composicional, especificamente para a composição de canção popular. O resultado deste é uma produção fonográfica de minha autoria, cujo conteúdo é analisado sob a perspectiva da intertextualidade em música e poesia (já que ambas numa relação simbiótica estão presentes na canção), efetivamente deixando explícitas todas as fontes de inspiração, pelo menos as conhecidas por mim, das ideias musicais e textuais que foram condensadas neste EP, que chamo de “Nada Diferente”. A intertextualidade, quando não utilizada em má-fé como no caso do plágio previsto em lei, abre espaço para um sem-número de possibilidades de elaboração do material artístico. Pessoalmente, considero o que produzi neste trabalho como uma homenagem ao trabalho desses grandes artistas, seja do passado recente ou distante, cuja obra fascina a tantas pessoas e que serviram de inspiração para as canções aqui apresentadas. Nada se cria, tudo se constrói. E construção exige, além das ferramentas, o material. ...
Abstract
of literature, represented by Julia Kristeva (1969) and Harold Bloom (1973), and in the field of music, with Joseph Straus (1990), Kevin Korsyn (1991) and Charles Rosen (1980) and also in recent brazilian publications based on these authors, like the works of Barbosa and Barranechea (2003) and Escudeiro (2012). In the present work, I intended to express a personal report about the use of intertextuality as a compositional tool, specifically for songwriting. The result is an audio production don ...
of literature, represented by Julia Kristeva (1969) and Harold Bloom (1973), and in the field of music, with Joseph Straus (1990), Kevin Korsyn (1991) and Charles Rosen (1980) and also in recent brazilian publications based on these authors, like the works of Barbosa and Barranechea (2003) and Escudeiro (2012). In the present work, I intended to express a personal report about the use of intertextuality as a compositional tool, specifically for songwriting. The result is an audio production done by me, in which the content is analyzed under the perspective of intertextuality in music and poetry (given that both are present in a symbiotic relationship in the song-form), effectively making explicit every source of inspiration, at least known by me, for the musical and textual ideas that have been condensed in this EP, which I call “Nada Diferente” (“nothing different”). Intertextuality, when not utilized with bad intentions as in the plagiarism described by law, opens up space for countless ways of developing the artistic material. Personally, I consider what I produced in this work as an homage to the legacy of these great artists, from both recent and distant past, whose work fascinated so many people and that served as inspiration for the songs presented here. Nothing is created, everything is built. And for building we need not only the tools, but the raw material. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Música (193)
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