Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoritz, Maria Lucia Rodrigues de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorSardi, Giovanapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-24T04:15:54Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21238pt_BR
dc.description.abstractNesta monografia analisou-se duas candidaturas que protagonizaram intensa disputa durante o primeiro turno das eleições municipais em Porto Alegre no ano de 2008: Maria do Rosário (PT) e Manuela D’Ávila (PCdoB). Observou-se que as duas candidatas procuraram apresentar-se como agentes de renovação do modo de fazer política na cidade, e com isso os principais objetivos deste trabalho encontram-se em definir as principais características do discurso do novo, presente em ambas campanhas, bem como verificar se estas constituíam-se como tipicamente personalistas ou o apelo partidário fazia-se presente nas campanhas das candidatas. Para alcançar tais objetivos, utiliza-se a Teoria do Discurso como principal referencial teórico, mais especificamente o conceito de discurso político. Outro conceito utilizado foi o de Democracia de Público, como base para permear a discussão entre personalismo e apelo partidário. Percebeu-se que a renovação proposta pelas campanhas passava tanto pelas candidatas quanto os partidos; e que a presença dos partidos políticos na campanha eleitoral das candidatas analisadas é forte, contendo também traços personalistas.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph examines two candidates that lead intense disputes in the first round of municipal elections in Porto Alegre in 2008: Maria do Rosário (PT) and Manuela D'Ávila (PCdoB). We found that both candidates tried to present themselves as agents of renewal in order to change the way of making politics in the city, and with that the main objectives of this work are in defining the main characteristics of the new speech, present in both campaigns, as well as to check if they were to be typically personalistic or if the party appeal was present in the campaigns.To achieve these objectives, we used the Theory of Discourse as the main theoretical framework, specifically the concept of Political Discourse. Another concept, the Audience Democracy, was used as a foundation to permeate the discussion between Personalism and party appeal. It was noticed that the renewal proposal was present in both campaigns , applied to both candidates as well as the parties, and that the presence of political parties in the campaigns is considered strong, with personalism traits also.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElectoral campaignen
dc.subjectDiscurso políticopt_BR
dc.subjectCampanha eleitoralpt_BR
dc.subjectPolitical discourseen
dc.subjectPorto Alegre. Prefeitura Municipalpt_BR
dc.subjectPersonalismen
dc.titleO discurso do novo nas eleições 2008 : uma análise da campanha de Manuela D'Ávila e Maria do Rosário à prefeitura de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000710000pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples