A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade
dc.contributor.author | Estabel, Lizandra Brasil | pt_BR |
dc.contributor.author | Moro, Eliane Lourdes da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Filipe Xerxeneski da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-11T03:53:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/211826 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho é apresentado um estudo de caso realizado no âmbito do IFRS - Campus Porto Alegre com o objetivo de verificar o processo de inclusão dos alunos do Curso Técnico de Biblioteconomia, considerados PcD, no espaço da biblioteca Clóvis Vergara Marques (BCVM) do IFRS, com enfoque na formação profissional e realização de práticas pedagógicas na bibliodiversidade. Os sujeitos do estudo, são egressos do Curso Técnico em Biblioteconomia e foram incluídos na biblioteca para realizarem as atividades do Estágio Curricular, no período compreendido entre os anos de 2015 a 2017. Destaca-se que este estudo possibilitou verificar que os conhecimentos e aprendizagens construídos em sala de aula foram aplicados no exercício pedagógico e nas práticas no cenário da biblioteca, no desempenho de ações de gestão, de processamento técnico e no atendimento ao público. Verificou-se também, que foram superadas as barreiras comunicacionais, metodológicas, atitudinais, físicas, entre outras, superando também as limitações de PcD na contemplação total das atividades do Estágio Curricular e na finalização do Curso Técnico em Biblioteconomia. É importante constatar que a formação profissional possibilita mudança de vidas, qualidade para os serviços biblioteconômicos, fortalecimento da Biblioteconomia e acesso à informação e ao conhecimento, construindo cidadania e inclusão social no âmbito da bibliodiversidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Sonza, Andréa Poletto et al. (Organizadores). Afirmar : a inclusão e as diversidades no IFRS : ações e reflexões. Bento Gonçalves: IFRS, 2020. 183 p. p. 166-176 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Técnico em Biblioteconomia : Brasil | pt_BR |
dc.title | A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001115357 | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Livros e Capítulos de Livros (5609)Ciências Sociais Aplicadas (1108)