Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEstabel, Lizandra Brasilpt_BR
dc.contributor.authorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Filipe Xerxeneski dapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-11T03:53:23Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211826pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho é apresentado um estudo de caso realizado no âmbito do IFRS - Campus Porto Alegre com o objetivo de verificar o processo de inclusão dos alunos do Curso Técnico de Biblioteconomia, considerados PcD, no espaço da biblioteca Clóvis Vergara Marques (BCVM) do IFRS, com enfoque na formação profissional e realização de práticas pedagógicas na bibliodiversidade. Os sujeitos do estudo, são egressos do Curso Técnico em Biblioteconomia e foram incluídos na biblioteca para realizarem as atividades do Estágio Curricular, no período compreendido entre os anos de 2015 a 2017. Destaca-se que este estudo possibilitou verificar que os conhecimentos e aprendizagens construídos em sala de aula foram aplicados no exercício pedagógico e nas práticas no cenário da biblioteca, no desempenho de ações de gestão, de processamento técnico e no atendimento ao público. Verificou-se também, que foram superadas as barreiras comunicacionais, metodológicas, atitudinais, físicas, entre outras, superando também as limitações de PcD na contemplação total das atividades do Estágio Curricular e na finalização do Curso Técnico em Biblioteconomia. É importante constatar que a formação profissional possibilita mudança de vidas, qualidade para os serviços biblioteconômicos, fortalecimento da Biblioteconomia e acesso à informação e ao conhecimento, construindo cidadania e inclusão social no âmbito da bibliodiversidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSonza, Andréa Poletto et al. (Organizadores). Afirmar : a inclusão e as diversidades no IFRS : ações e reflexões. Bento Gonçalves: IFRS, 2020. 183 p. p. 166-176pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTécnico em Biblioteconomia : Brasilpt_BR
dc.titleA inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidadept_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001115357pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples