A trajetória histórico educativa da instrução pública na cidade do Rio Grande (1845 1857)
dc.contributor.author | Tambara, Elomar Antonio Callegaro | pt_BR |
dc.contributor.author | Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Arriada, Eduardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-09T03:41:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-2378 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/211580 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda os aspectos histórico-educativos da instrução pública na cidade do Rio Grande, no períodopós Revolução Farroupilha. Desta-ca as particularidades deste período com ênfase nos espaços escolares, na re-muneração dos professores públicos e nos primórdios do ensino secundário lo-cal mantido pela iniciativa privada. A partir das constatações sobre a precarie-dade de recursos investidos pelo governo provincial na instrução pública, tanto nos espaços escolares como nos salários dos professores, nota-se que a iniciativa privada abarcou as demandas educacionais do município, principalmente no que tange o ensino secundário, suprindo a carência de investimentos e organi-zando uma estrutura de novas instituições educativas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work approaches the historical-educational aspects of the public instruction in the city of Rio Grande, in the post Farroupilha Revolution. It highlights the particularities of this period with emphasis in the school spaces, in the public teacher's remuneration and in the beginning of the local secondary education kept by the private sector. With the information about the precari-ousness of resources invested by the provincial government, we note that the private sector encompassed the educational demands of the city, mainly in terms of the secondary education, providing the lack of investments and organ-izing a structure of new educational institutions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de História e Historiografia da Educação. Curitiba, PR: Associação Nacional de História. Vol. 3, n. 8 (maio/ago. 2019), p. 21-45 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Public Instruction | en |
dc.subject | Ensino secundário : História : Rio Grande (RS) | pt_BR |
dc.subject | Secondary Education | en |
dc.subject | City of Rio Grande | en |
dc.title | A trajetória histórico educativa da instrução pública na cidade do Rio Grande (1845 1857) | pt_BR |
dc.title.alternative | The historical educational trajectory of public instruction in the city of Rio Grande (1845-1857) | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001115360 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License

-
Journal Articles (42503)Applied and Social Sciences (4387)