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dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorSilva, Jonathan Zotti dapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T03:42:25Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211465pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo descrever as possíveis contribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na Educação Básica. A fim de coletar esses estudos, utilizei o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes para realizar um levantamento bibliográfico das teses e dissertações publicadas entre 2009 e 2018. Foram incluídas para a análise 25 dissertações e uma tese. Para atingir o objetivo desta pesquisa, utilizei a metassíntese qualitativa como um tipo de revisão sistemática de literatura que opera no paradigma interpretativo e que pode gerar novas e substanciais asserções a partir da análise de estudos qualitativos e interpretativos. A partir de uma análise interpretativa dos estudos, classifiquei as contribuições desses estudos em duas categorias: pesquisa no contexto de sala de aula e pesquisa no contexto de iniciação científica, feiras de ciências e clubes de ciências. Após a discussão dos 26 estudos, proponho quatro contribuições significativas dos estudos de letramento científico para as práticas de pesquisa na Educação Básica: (a) existem referenciais teórico-práticos robustos para colocar a pesquisa em prática em sala de aula; (b) abordar pedagogicamente o letramento científico tem um potencial interdisciplinar; (c) a feira de ciências estimula a iniciação científica na escola; e (d) as práticas de pesquisa demandam a construção de recursos didáticos que podem ajudar a promover o letramento científico.pt_BR
dc.description.abstractThis master thesis aims to describe the contributions of Brazilian scientific literacy studies to research practices in Basic Education. In order to collect these studies, I used the Capes Theses and Dissertations Catalog to conduct a bibliographic survey of doctoral dissertations and master theses published between 2009 and 2018. 25 master theses and one doctoral dissertation were included in the analysis. In order to achieve the objective of this research, I used qualitative metasynthesis as a type of research synthesis that works on the interpretative paradigm and that can generate new and substantial claims from the analysis of qualitative and interpretive studies. Based on an interpretative analysis of these studies, I classified their contributions into two categories: research in the classroom and research in scientific initiation, science fairs and science clubs. After discussing the 26 studies, I propose four significant contributions of scientific literacy studies to research practices in Basic Education: (a) there are robust theoretical and practical frameworks to conduct research in the classroom; (b) approaching scientific literacy pedagogically has interdisciplinary potential; (c) science fairs promote scientific initiation at school; and (d) research practices demand the design of didactic resources that can help promote scientific literacy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific Literacyen
dc.subjectLetramento científicopt_BR
dc.subjectResearch in Basic Educationen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectQualitative Metasynthesisen
dc.subjectScientific Initiationen
dc.subjectScience Fair.en
dc.titleContribuições dos estudos brasileiros de letramento científico para as práticas de pesquisa na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115742pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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