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dc.contributor.authorMelo, Jorge Nazareno Batistapt_BR
dc.contributor.authorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.contributor.authorCardoso, Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-24T03:39:43Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210542pt_BR
dc.description.abstractNo cenário da educação, a legislação brasileira assegura direitos a todas as pessoas com deficiência para serem incluídas nos sistemas educacionais em todos os níveis, a fim de alcançarem o pleno desenvolvimento das suas capacidades. O presente estudo tem como objetivo discutir e analisar as barreiras atitudinais que são enfrentadas na tentativa da inclusão de alunos no Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Básica. As barreiras atitudinais referem-se a atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades. Esta pesquisa foi realizada num colégio público federal da cidade de Porto Alegre, que se encontra em processo de implementação da inclusão de alunos com deficiência. Foram realizadas entrevistas com alunos da escola, a fim de verificar fatores relacionados às barreiras atitudinais, discutindo e analisando a compreensão e a aceitação por parte desses alunos frente à possibilidade da convivência com colegas que apresentem necessidades educacionais específicas. Assim, constatou-se que os alunos ainda não estão totalmente conscientes do que seja inclusão no ambiente escolar, além de não compreenderem perfeitamente o que são as barreiras atitudinais. Portanto, é de fundamental importância a realização de campanhas de divulgação e conscientização dos alunos sobre o assunto, bem como o envolvimento de toda a comunidade escolar.pt_BR
dc.description.abstractIn the education scenario, Brazilian legislation ensures the rights of all persons with disabilities to be included in education systems at all levels in order to achieve the full development of their capacities. The present study aims to discuss and analyze the attitudinal barriers that are faced in the attempt to include students in the teaching-learning process in Basic Education. Attitudinal barriers refer to attitudes or behaviors that prevent or impair the social participation of persons with disabilities on equal conditions and opportunities. The present research was carried out at a federal public college in the city of Porto Alegre, which is in the process of implementing the inclusion of students with disabilities. Interviews were conducted with school students in order to verify factors related to attitudinal barriers, discussing and analyzing the students’ understanding and acceptance of the possibility of coexistence with colleagues who present specific educational needs. Thus, it was found that students are not yet fully aware of what is included in the school environment, besides not fully understanding what the attitudinal barriers are. Therefore, it is fundamentally important to carry out publicity and awareness campaigns about the subject, as well as the involvement of the whole school community.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 237-263pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectAttitudinal barriersen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectChallengesen
dc.titleOs desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio públicopt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001115255pt_BR


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